Sobre a Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais.

A atual estrutura da Fiesp reflete o pensamento estratégico e o tratamento homogêneo que a entidade confere às várias cadeias produtivas e aos sindicatos, independentemente do porte das empresas ou do segmento a que pertencem.

A FIESP conta com 13 Conselhos Superiores Temáticos, órgãos técnicos estratégicos, coordenados pelo Instituto Roberto Simonsen – IRS, que tem por objetivo debater, realizar estudos e propor políticas para promover a contínua interação das entidades com os assuntos e contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral.

As áreas temáticas são: economia, comércio exterior, inovação e competitividade, meio ambiente, assuntos jurídicos e legislativos, responsabilidade social, infraestrutura, agronegócio, relações do trabalho, indústria da construção, esporte, estudos avançados e micro, pequena e média indústria.

O Conselho Superior Estratégico é coordenado pela presidência da FIESP.

Os Conselhos Superiores Temáticos traçam diretrizes para os trabalhos dos departamentos: de Competitividade e Tecnologia (Decomtec), de Desenvolvimento Sustentável (DDS), de Infraestrutura (Deinfra), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), Jurídico (Dejur), do Agronegócio (Deagro), de Ação Regional (Depar), de Defesa e Segurança, da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic), da Micro, Pequena e Média Indústria e Acelera Fiesp e, ainda, o Departamento Sindical e de Serviços.

Em todo o Estado de São Paulo, a Fiesp é representada por 50 diretorias regionais.

Para garantir crescimento harmônico das diferentes cadeias produtivas, também foram criados Comitês para os seguintes setores: cadeia produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaude), de Couro, Calçados e Artefatos (Comcouro), do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) e do Esporte (Code),

Há ainda os Comitês de Jovens Empreendedores (CJE), de Responsabilidade Social (Cores), de Desburocratização e de Eventos.

REGIMENTOS 

– ESTATUTOS FIESP | PDF

– Regulamento Eleitoral FIESP | PDF