Planejamento Estratégico

Um dos fatores de sucesso de uma empresas ou entidade, é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.

Preocupados em desenvolver mais e melhor os seus setores, o Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo, juntamente com o Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo, estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico para o setor, a fim de permitir organizar as suas ações de forma estratégica e ainda estabelecer metas individuais ou em equipe para que os objetivos sejam alcançados.

Esta ação, iniciou-se com a elaboração do planejamento estratégico definindo:

– Identidade Organizacional;
– Objetivos Estratégicos;
– Indicadores; e
– Metas.

Entre diversos métodos disponíveis no mercado, o SINDAREIA e o SINDIPEDRAS, optaram por adotar a metodologia “PDCA” – Planejamento, Ação, Checagem e Reação.

Etapa P (Plan): É o momento em que são elaboradas as atividades do planejamento estratégico.

Etapa D (DO): É a etapa em que ocorre a execução dos planos de ação e dos projetos estabelecidos para que as metas sejam alcançadas.

Etapa C (Check): É o momento em que são cruzados os dados dos planos de ação e projetos obtidos, no Software de Gestão estratégica fornecido pela Cser, com as metas estabelecidas na etapa;

Etapa A (ACT): É o momento em que, diante dos resultados obtidos na etapa C, identificam-se as possíveis ações para análise, correção e padronizações necessárias.