Empresa em Destaque

Neste espaço serão apresentadas mensalmente as empresas que se destacaram por alguma razão, seja ela lançamento de produtos, prêmios recebidos, acontecimento, ação executada ou menção por serviços prestados. Quando a notícia for referente à lançamento de produtos, os detalhes serão integralmente fornecidos pela empresa, que é responsável pela informação.

Poderão ser indicadas para destaque empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para as empresas de mineração de pedra britada e agregados, em geral.

A primeira empresa a receber o destaque é a Bauko / Komatsu, que foi a empresa colaboradora do jantar de confraternização do Sindipedras 2009.


NOVA ESCAVADEIRA DA CLASSE DE 36 TON DA KOMATSU

A escavadeira PC350LC-8, que a Komatsu está iniciando a produção no Brasil, traz grandes inovações tecnológicas e características que fazem deste equipamento um dos melhores de sua classe. Possui um peso operacional de 36.000 kgs, caçamba padrão de 2,23 m³ e potência de 260 HP.

O novo motor ecológico Komatsu SAA6D114E-3 Tier III, chamado de Ecot3, de 6 cilindros, com potência de 260 hp a 1950 rpm. Um grande aumento de potência em relação ao modelo anterior.  Este motor atende as normas de emissões de poluentes Tier III, e possui tecnologia inovadora, como um sistema de controle eletrônico para otimizar o rendimento do equipamento, um sistema de injeção de combustível de alta pressão “common rail”, para diminuir o ruído e o consumo de combustível e quatro válvulas por cilindro. Comparada com a PC350LC-6 a redução de combustível é da ordem de 15%.

Falando em economia de combustível, a PC350LC-8, já vem de fábrica com o indicador Eco, de economia de combustível, que está integrado ao monitor, e propicia ao operador um acompanhamento em tempo real do nível de consumo de combustível.

Além disto, a PC350LC-8 possui o sistema de autodesaceleração. E também um sistema que avisa quando o equipamento permanece mais de 5 minutos com o motor ligado, sem funcionar o sistema hidráulico. Em testes de campo, apresentou o menor consumo de combustível da classe, comparada com as suas concorrentes.

Apresenta excepcional força de tração, com um aumento de 17% em relação à PC350LC-6, oferecendo, assim, excepcional desempenho de direção e inigualável capacidade de vencer aclives.

Grande força de escavação é garantida pela função de potência máxima, que gera uma força de fechamento do braço de 26.400 kgf e uma força de escavação de 20.500 kgf.

Mudança automática da velocidade de deslocamento em três faixas.

Cabine com o menor ruído da categoria, conseguido através de isolamentos acústicos e redução do nível de ruídos proveniente do motor. Possui o mesmo nível de ruídos de um veículo de passeio. A cabine recebe a classificação Komatsu “SpaceCab”, pois além de ser a mais espaçosa da categoria, proporcionando conforto e facilidade operacional. As cabines são montadas sobre amortecedores viscosos, diminuindo a vibração e aumentando o silêncio e conforto. Possui ainda ar condicionado automático e com ampla área envidraçada.

No entanto, o melhor ainda está por vir, pois as cabines Komatsu “SpaceCab” possui um elevada resistência ao capotamento, integrada em sua estrutura. A cabine foi projetada e patenteada pela Komatsu, e é a única no mercado de escavadeiras que possui esta proteção já integrada na sua construção. Para tanto, foi necessário investimento da ordem de mais de US 1,5 milhões no desenvolvimento e patente apenas da cabine. Isto reforça a preocupação da Komatsu em garantir a segurança do operador e o maior respeito da vida humana. Possui ainda um monitor colorido, de 7 polegadas, com o mais avançado sistema de diagnostico entre todos os concorrentes. Possui câmera de monitoração traseira, padrão, de fábrica.

São cinco modos de operação, acionados com um simples toque. Cada um destes modos é concebido para melhor conciliar a rotação do motor, a velocidade da bomba e a pressão do sistema com as exigências da aplicação de cada momento. Os modos são:  P (modo de potência máxima), E (modo econômico), L (modo de elevação, B (modo para rompedor – ajuste de vazão) e ATT (modo para implemento 2 vias – ajuste de vazão). Com um monitor, com central de diagnósticos e informações, o operador tem todas as informações do equipamento ao alcance dos olhos.

Além disto, a PC350LC-8 já vem equipada com o Komtrax, o sistema de monitoramento via satélite da Komatsu, que proporciona acesso remoto (através de qualquer computador com acesso a internet) de todos os dados disponíveis de manutenção, operação, localização, permitindo inclusive controle geográfico do equipamento (cerca eletrônica), consulta ao consumo de combustível e dados de produção (horas de trabalho). Placas antiderrapantes de elevada durabilidade, alavanca de trava do sistema hidráulico, vários espelhos retrovisores e protetores térmicos garantem a segurança para os operadores e mecânicos.

No projeto da PC350LC-8 a Komatsu teve em mente facilitar o acesso à manutenção:

– Radiador e trocador de calor montados lado a lado.
– Fácil acesso ao filtro de óleo do motor;
– Fácil acesso à válvula de dreno de combustível;
– Pré filtro de combustível com separador de água standard;
– Válvula Eco-drain incorporada como equipamento padrão;
– Fácil retirada e instalação do filtro de ar da cabine, sem a necessidade de ferramentas
– Redução dos custos de manutenção devido às seguintes características:
– Substituição do óleo do motor e do filtro de óleo do motor a cada 500 horas;
– Troca de óleo hidráulico apenas com 5000 horas de operação;
– Substituição do filtro do sistema hidráulico com 1000 horas de operação.
– Conectores tipo DT, vedados e selados;
– Anéis de proteção dos cilindros;

Em suas vantagens competitivas, ressaltamos:

– Economia de combustível – 10 % mais econômica que os equipamentos similares disponíveis no mercado.
– Produtividade em carregamento, até 17 % mais eficiente por litro de combustível que alguns de nossos concorrentes e em escavação, até 35 % mais eficiente por litro de combustível que alguns de nossos concorrentes.
– Tempos de ciclo mais rápidos
– Facilidade de manutenção

Vários são os clientes que já adquiriram a PC350LC-8 no Brasil, e todos estão totalmente satisfeitos com a performance, produtividade e suporte ao produto para este modelo. Caso necessite de maiores detalhes os distribuidores Komatsu poderão auxiliá-lo com estas informações e comparativos (www.komatsu.com.br)