Associações

ABIP – Associação Brasileira das Indústrias de Panificação
http://www.abip.org.br/

A ABIP é uma sociedade civil de direito privado, de intuitos não econômicos e duração ilimitada, fundada em 15 de novembro de 1957.

O setor representado pela ABIP é formado por aproximadamente 52 mil estabelecimentos de pequeno e médio porte, gerando cerca de 600 mil empregos diretos, 1500 empregos indiretos, 105 mil empresários, com um faturamento anual em torno de 2% do PIB, hoje chegando a R$ 24 ( Vinte e Quatro Bilhões de Reais).

Temos no mercado Brasileiro uma grande oportunidade para o segmento, o consumo per capita hoje está como média brasileira, estabilizada em 33,11 quilos ano. A Organização Mundial de Saúde- OMS, sugere 60 quilos ano. Países latinos tem um consumo superior ao brasileiro – Argentina: 73 kg/ano; México: 37 kg/ano; Chile: 88 kg/ano. A ABIP está desenvolvendo ações, também, através das entidades filiadas, que deverão provocar o aumento do consumo do pão a médio prazo, em todo país.

O quadro associativo efetivo é composto de 58 entidades sindicais e associativas representativas do segmento brasileiro de padarias, confeitarias e indústrias de pão. A base territorial de atuação é nacional.