Programa de Logística Reversa

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. Essas metas são progressivas e buscam direcionar as empresas a adequarem seus processos a fim de serem alcançadas taxas de reciclagem cada vez mais altas no país. Ainda assim, os altos custos de logística e reciclagem dificultam o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e a implementação da logística reversa nas empresas.

Desta forma, o SindMilho & Soja tornou – se associado ao Instituto Rever e conjunto com a parceria com a Eureciclo, onde trabalhamos em conjunto para que as empresas possam cumprir de forma clara, transparente e responsável o Programa de Logística Reversa.

O Instituto Rever é uma entidade sem fins lucrativos, cuja finalidade é a atuação no âmbito nacional com foco no desenvolvimento sustentável, para otimizar e ampliar as iniciativas de responsabilidade social corporativa, incluindo, mas não se limitando, à gestão de resíduos sólidos e de logística reversa, com a missão de fortalecer alianças com os setores público e privado, inclusive do terceiro setor.

Através do Instituto Rever com a nossa parceira Eureciclo temos a emissão, comercialização e distribuição dos certificados de reciclagem para fomento da logística Reversa de forma clara e transparente, seguindo as exigências legais.

Para promover o desenvolvimento dessa cadeia e tornar possível uma solução de logística reversa de embalagens no Brasil, a Eureciclo faz uma compensação ambiental, através da remuneração dos agentes ambientais envolvidos nesse processo, que até então não eram remunerados pela triagem de materiais. Ao destinarmos uma renda extra, incentivamos a cadeia de reciclagem de cada tipo de material, porque passa a valer mais a pena triar materiais que têm baixo valor agregado, além de oferecer autonomia para estes operadores investirem o valor onde eles mais necessitam.

A Eureciclo oferece uma tecnologia de rastreamento(foram auditados por quatro anos seguidos pela EY, uma das maiores empresas de auditoria (big four) e consultoria do mundo), desde o início na homologação dos operadores de triagem garantindo, através das notas fiscais emitidas por eles, a destinação correta de embalagens pós-consumo para a reciclagem.

No dia 13 de abril de 2022, o Governo Federal lançou o Programa de Certificado de Crédito de Reciclagem, chamado de Programa Recicla+. O objetivo é incentivar os investimentos privados na reciclagem de produtos e embalagens descartadas pelo consumidor, que poderá chegar a R$ 14 bilhões.

É o seu sindicato de mãos dadas com o Instituto Rever e a Eureciclo para que a sua empresa possa usufruir deste benefício.

Para maiores informações de como poderá participar entre em contato conosco através do e-mail: sindimilhosoja@sindimilhosoja.com.br