Durante Encontro dos BRICS, SIMDE Participa de Fórum Comercial Brasil-Rússia

O 1° Vice-Presidente do SIMDE, Brigadeiro Wilson Romão, participou do painel Defesa, Segurança e Inovações Tecnológicas no 1° Fórum Comercial e de Investimentos Brasil-Rússia, realizado no último dia 11 de novembro em Brasília, no qual participou também o Conselheiro do Conselho Fiscal do SIMDE, Joarley Moisés como moderador do painel.
Na oportunidade, o Brigadeiro Romão ressaltou a importância da relação comercial entre os dois países, fez um apanhado da Base Industrial de Defesa do Brasil e defendeu uma maior previsibilidade nos gastos públicos com defesa e segurança, acompanhado por um aumento do percentual do PIB investido nessa área essencial para o desenvolvimento e autonomia tecnológica do País. Nesse sentido, insistiu na importância da parceria com outros países, em particular a Rússia, com processos de joint-ventures, offsets e outros processos de absorção tecnológica.
O SIMDE, que já havia promovido Diálogo de Defesa e Segurança com as empresas russas durante a LAAD, em abril desse ano, é um grande incentivador de parcerias tecnológicas com empresas de outros países, de acordo com o Brigadeiro Romão. “Queremos que as empresas venham ao Brasil produzir e gerar empregos aqui e nos ajudar a promover o desenvolvimento tecnológico, que é muito diferente de negócios de oportunidade com produtos colocados no país num processo de concorrência desleal, sem a observância de isonomia fiscal e regulatória”, afirma.