Delegação do SIMDE visita Centro Espacial de Alcântara

No último dia 5 de março, uma delegação do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa esteve em missão no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. A delegação foi composta por representantes do SIMDE, Oficiais da Aeronáutica, Parlamentares do Congresso Nacional, e executivos de empresas associadas ao Sindicato.

O Centro Espacial de Alcântara é a segunda base de lançamento da Força Aérea Brasileira, com uma localização equatorial privilegiada, que permite que os lançamentos sejam feitos com mais facilidade. É uma parte importante no caminho do país como protagonista no cenário geopolítico mundial. O Acordo de Salvaguardas, por exemplo, assinado em 2019 pelo Governo Brasileiro e pelos Estados Unidos da América, possibilitará uma futura cooperação internacional e trará grandes oportunidades de desenvolvimento econômico e social, não só para a região onde o Centro se encontra, mas para todo o país.

O Diretor-Presidente do SIMDE, em seu discurso de agradecimento, descreveu a base de Alcântara como “extraordinária, um presente de Deus”. “Alcântara é a chave para a nossa porta de entrada no mercado espacial global” destacou Carlos Erane Aguiar.

O representante da Base Industrial de Defesa ressaltou a missão do SIMDE de defender os interesses soberanos da sociedade brasileira por meio do fortalecimento da base científica, tecnológica, industrial e de serviços e logística nacional de defesa e segurança. Afirmou ainda que a BID está pronta para fazer parte dessa nova era que se desenha. Carlos Erane concluiu dizendo que “O Programa Espacial Brasileiro se insere nessa estratégia – de construirmos um Brasil grande e soberano – delineado dentro de bases sólidas e autossustentáveis de Progresso e Justiça Social”.

Estiveram presentes na delegação SIMDE o Diretor-Presidente, Carlos Erane Aguiar, o Primeiro Vice-Presidente, Brigadeiro Wilson José Romão, o Vice-Presidente de Relações Institucionais, Brigadeiro Nilson Soilet Carminati, e o Vice-Presidente Executivo, José Cláudio Manesco acompanhados das empresas Avibrás, Airbus, Andrade Gutierrez Engenharia, Ares, Condor, Fundação Ezute, Helibras, IAS, Logitec, NHC, SAAB, Smart Power e JCM. Também estiveram presentes representantes do Conscex e Derex da Fiesp e do Ministério da Defesa, além de senadores, deputados federais e oficiais da Aeronáutica. Clique aqui para conferir a lista completa da delegação.