Amazul inaugura prédio para abrigar equipes de projetos nucleares

O vice-presidente Executivo do SIMDE, Nilson Carminati, participou ontem (20/03), da inauguração da sede da Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A), em São Paulo, que abrigará as equipes de técnicos, projetistas e engenheiros responsáveis por projetos do Programa Nuclear da Marinha (PNM), Programa de Desenvolvimento de

Submarinos (ProSub) e Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

A solenidade contou com a presença de autoridades militares, convidados civis, empregados e representantes de empresas e instituições ligadas ao setor nuclear e à área de defesa. A cerimônia teve início após a reunião do Conselho de Administração da Amazul.

Após a execução do Hino Nacional e exibição do vídeo institucional da Amazul, o diretor-presidente Ney Zanella dos Santos relembrou as conquistas e iniciativas da empresa ao longo dos últimos cinco anos. Citou os avanços na área de gestão de pessoas, gestão do conhecimento e governança corporativa, além dos projetos dos quais a empresa participa, como o Reator Multipropósito Brasileiro.

Em seu discurso, Zanella salientou que o conhecimento dos empregados da Amazul é o principal patrimônio da empresa. E para abrigar as equipes de profissionais que trabalham nos programas estratégicos era importante que a Amazul oferecesse um local adequado, com boas condições de trabalho. “Esta foi a razão que nos levou a realizar as obras de adaptação da sede da empresa”, afirmou. O projeto leva a assinatura do arquiteto Nelson Dupré, autor do projeto da Sala São Paulo, de concertos.

O comandante da Marinha, Ilques Barbosa Junior, e o ministro da Defesa, Fernando de Azevedo Silva, foram representados na cerimônia pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra Liseo Zampronio.

Após o descerramento da placa comemorativa, o almirante Zampronio leu a mensagem enviada pelo comandante da Marinha para cumprimentar a empresa e o diretor-presidente da Amazul. “A inauguração da nova sede administrativa da Amazul representa o franco crescimento dessa empresa que tanto contribui para o desenvolvimento científico e de projetos estratégicos nacionais”, dizia a mensagem.

O secretário-executivo da Casa Civil do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Malufe, representou o governador João Dória. A solenidade contou também com a presença do secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

Também estiveram presentes o diretor geral da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, que representou o presidente do Conselho de Administração da Amazul, Bento Albuquerque (ministro de Minas e Energia); o ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o ex-comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto. O comandante militar do Sudeste, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, representou o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol. A Aeronáutica foi representada no evento pelo comandante-geral de apoio, tenente-brigadeiro do Ar Paulo João Cury.

O prédio passou por reforma para ampliar as instalações, melhorar as condições de trabalho e adequar-se às exigências legais de segurança, acessibilidade e sustentabilidade. O prédio da Amazul está na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1847.

Fonte: Amazul