Antônio Ermírio de Moraes

PRESIDENTE EMÉRITO FIESP - 19/04/2005

Nasceu na cidade de São Paulo, em 04 de junho de 1928. Formado em engenharia metalúrgica, foi diretor superintendente da Votorantim, companhia de controle familiar com mais de cem anos de história e empresas nos setores de materiais de construção, financeiro, energia, metais, mineração, suco de laranja, alumínio, aços longos e imobiliário, presentes em 19 países.

Por quase quatro décadas foi presidente da Beneficência Portuguesa de São Paulo e fez parte do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Entre inúmeras atividades, presidiu a Cruz Vermelha e também atuou na Associação Cruz Verde.

 

Em 1978 assinou em conjunto com outros sete empresários o “Documento dos Oito”, que pedia o fim do regime militar e o retorno à democracia. Em 1986, candidatou-se à governador do Estado de São Paulo.

 

Na área das artes, escreveu três peças teatrais: Brasil S.A. (1996), SOS Brasil (1999) e Acorda Brasil (2006), que mais tarde virou tema de samba-enredo no carnaval paulista e roteiro de cinema. Em 2006, publicou o livro Educação Pelo A mor de Deus!, com artigos sobre educação publicados na coluna dominical da Folha de S. Paulo. Em 2007 publicou o livro Somos Todos Responsáveis, que propunha alternativas para fazer da juventude a grande força de renovação do país.

 

Antônio Ermírio de Moraes faleceu em 24 de agosto de 2014.

Ver todos os presidentes