Agência Indusnet Fiesp
Publicado em 25 de outubro de 2016
O nível de atividade do setor de construção de São Paulo registrou em setembro nova queda. O indicador passou de 41,8 para 37,1 pontos, permanecendo abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos) e sinalizando contração.
No que se refere à mensuração da atividade em relação ao usual, o indicador também apresentou baixa, de 27,6 pontos para 25,1.
O número de empregados do setor caiu. O indicador passou de 39,2 pontos em agosto para 36,9 pontos em setembro, ainda bem abaixo da média histórica. Os dados, divulgados nesta terça-feira (25/10), são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, realizada pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp.
Com relação à Utilização da Capacidade Operação (UCO), houve queda em setembro, para 56,0%, frente a 61,0% em agosto.
Os resultados da sondagem sinalizam que o pessimismo dos empresários da construção voltou a subir. O índice de atividade para os próximos seis meses chegou a 39,9 pontos em setembro, inferior aos 46,1 pontos de agosto. E as expectativas para compras de matérias-primas apresentaram forte queda (de 43,5 para 38,1 pontos).
As expectativas para empreendimentos e serviços passaram de 42,0 para 39,8 pontos. E nas perspectivas quanto ao número de empregados, o índice de setembro atingiu 42,4 pontos, ante 43,0 pontos em agosto. Já as perspectivas de investimento melhoraram, comparadas à leitura anterior, passando de 24,5 para 27,4 pontos, mas ainda apontam contração, por estar abaixo dos 50,0 pontos.