imagem google

Vice-presidente do TST faz palestra no encerramento de curso de capacitação em negociação coletiva sindical

Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho falou sobre mediação e conciliação de dissídios coletivos do trabalho de competência do Tribunal Superior do Trabalho

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), fez nesta quinta-feira (3/12) palestra sobre  mediação e conciliação de dissídios coletivos do trabalho de competência do TST. A palestra, na sede da Fiesp, marcou o encerramento da 1ª Turma do Programa de Capacitação em Negociação Coletiva Sindical, realizado pela Central de Serviços da Fiesp (Cser) em parceria com o IEL Paraná.

O ministro explicou que é de responsabilidade do TST orientar as duas partes num processo de negociação coletiva: “temos que desenvolver virtudes negociais, e uma delas é a humildade” esclareceu o ministro, que fez questão de, em breves palavras, pontuar as principais qualidades de um bom negociador, como a imparcialidade, o prévio levantamento de dados e previsões econômicas, além de analisar o que se pode ou não ceder ou reivindicar, aquilo que é inviável tanto para o trabalhador quanto para o empresário.

Gandra encerrou sua explanação falando sobre sua própria experiência como negociador e o quanto o satisfaz o fato de alcançar o benefício de harmonizar as partes e de trazer a paz à sociedade. Em seguida houve a aula de encerramento da turma.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1586022970

Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho (com o microfone) durante palestra na Fiesp. Foto: Everton Amaro/Fiesp