imagem google

Transforma e Sesi-SP fecham parceria para capacitação de 700 professores

Metodologia do curso Valores Olímpicos para a Vida, do COB, vai contribuir para o projeto Pedagogia do Exemplo

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

O Transforma, programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de promoção dos Valores Olímpicos, e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) fecharam uma parceria para a capacitação de 700 professores de 143 escolas da rede Sesi de ensino de São Paulo, através do curso Valores Olímpicos para a Vida (VOV), chancelado pela entidade esportiva. Com a parceria, o Transforma vai capacitar os professores que fazem parte do projeto Pedagogia do Exemplo, desenvolvido pelo Sesi-SP e que está associado às áreas de Esporte e Educação da instituição.“A ação com o Sesi-SP faz parte da expansão do Programa Transforma e contribuirá para que levemos conteúdo acerca da temática olímpica associada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos professores da rede. Esse é um importante momento em que o COB e o SESI-SP alinham suas missões no sentido de contribuir com o processo pedagógico de ensino-aprendizagem, tendo como ferramenta educacional o esporte, seus valores e os diversos exemplos positivos que ele nos apresenta. Estamos muito entusiasmados e temos certeza que esse é só o começo”, afirma Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB e responsável pela área de Cultura e Valores Olímpicos da entidade.

As ações de sensibilização serão realizadas nos dias 6 e 8 de março, antecedendo a abertura das turmas do curso, envolvendo apresentações, dinâmicas e atividades de apresentação do Programa e engajamento dos professores para que entendam os benefícios e as formas de aplicação da formação nos aspectos práticos no ambiente escolar.

“Antes mesmo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Sesi-SP vem trabalhando em parceria com o COB pelo legado olímpico e várias ações foram promovidas entre as duas instituições. Um resultado expressivo do legado foi a parceria entre o programa Transforma e o programa Pedagogia do Exemplo do Sesi-SP, que juntos beneficiam milhares de crianças e jovens. Nesta nova etapa da parceria será ofertado o curso Valores Olímpicos para a Vida que irá beneficiar mais de 100 mil alunos do Programa Atleta do Futuro e mais de 93 mil alunos da rede de ensino do Sesi-SP”, diz Eduardo Augusto Carreiro, gerente de Esporte e diretor de Escola do Sesi-SP.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619179430

Inteiramente gratuito e on-line, o VOV é composto por aulas digitais e atividades que abordam os diversos temas relacionados ao Movimento Olímpico como Valores Olímpicos e habilidades socioemocionais essenciais ao desenvolvimento da educação integral. Para fundamentar a capacitação, os materiais didáticos e pedagógicos serão disponibilizados em formato digital aos professores inscritos através da plataforma de ensino a distância.

Uma das ações da Pedagogia do Exemplo é o desenvolvimento de líderes entre os alunos das escolas do Sesi-SP e das turmas do Programa Atleta do Futuro, formando multiplicadores do esporte na escola e na comunidade, encorajando os jovens à prática esportiva, transmitindo-lhes os valores do esporte e do Olimpismo. Diante disso, os jovens quando nomeados Embaixadores do Esporte, tem como premissa promover a paz, a igualdade, o respeito, o jogo limpo, entre outros valores positivos do esporte.

Desde que foi implementado, o projeto já nomeou mais de 2 mil Embaixadores do Esporte nas escolas do Sesi-SP e no Programa Atleta do Futuro e mais de 400 líderes. Em 2019, a Pedagogia do Exemplo Sesi-SP realizou 162 eventos esportivos, totalizando 21 mil minutos de atividades, com 21 modalidades esportivas envolvidas, em 36 cidades do estado de São Paulo. O número de espectadores nos eventos foi de mais de 34 mil, sendo alunos, atletas, familiares e comunidade.

No decorrer do projeto, Transforma e Sesi-SP vão promover uma ação cultural com alunos e professores. Ao término da capacitação, também será disponibilizado aos professores de Educação Física, Cultura Corporal Esportiva, professores de atividades esportivas e treinadores desportivos do Sesi-SP o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos do COB.

Dois anos transformando

Desde 2019, o Transforma foi implantado em cinco Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs) do Rio de Janeiro, tendo atuado também em quatro escolas medalhistas olímpicos. Além disso, o Programa esteve em Palmas, Blumenau, Cascavel e Natal, em parceria com os Jogos Escolares da Juventude, e atuou na cidade de Taubaté, São Paulo. Fora do país, o Programa firmou parceria para capacitação on-line de professores em escolas brasileiras no Japão, como parte das ações do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.Desse total, foram impactados, diretamente, cerca de 6.000 crianças e jovens dos Ensinos Básico, Fundamental I e II e Médio de 6 a 17 anos e 5.500 professores de todas as disciplinas escolares por meio do curso on-line Valores Olímpicos para a Vida (VOV) e das ações de capacitação presencial. Já os alunos participaram de atividades e eventos como o COB de Portas Abertas, o Conexão Transforma e os Festivais Transforma.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619179430

Fotos Everton Amaro/Fiesp