imagem google

Ter metas ‘para tudo’ é essencial para gerir uma equipe de vendas, recomenda professor

Contar com uma equipe de vendas de alto desempenho é essencial para os resultados dos negócios, afirma Flavio Nusbaum

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A saúde das empresas de micro e pequeno porte tem na equipe de vendas um componente fundamental, de acordo com o professor associado da Fundação Dom Cabral, Flavio Nusbaum.

“Relacionamento é força de vendas. Independentemente do modelo de metas e de negócio, se sua empresa tiver uma equipe forte de vendas ela será forte”, disse Nusbaum em sua palestra no seminário da Micro e Pequena Indústria – Vender Mais e Melhor. O evento ocorre ao longo desta terça-feira (07/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1620693789

Flavio Nusbaum: "Tudo tem que ser mensurável, com indicador fácil de apurar, que apontará se estou ou não atingindo minha meta”. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


O professor apontou a gestão estratégica de pessoas como um dos pilares para o desenvolvimento de um negócio. E a primeira coisa a se fazer na criação de uma força de vendas eficaz é definir o escopo de atuação do negócio, “para poder dimensionar a equipe, depois treinar e capacitar essa força”.

Além do planejamento, ainda segundo Nusbaum, é importante criar um organograma para sustentar a estratégia do negócio.

“Pense na estrutura da sua empresa para atingir sua meta, com um quadro de colaboradores certo, utilizando de ferramentas que ajudem a entender e analisar o perfil comportamental e desempenho de sua equipe de vendas”, afirmou o professor da Dom Cabral.

“Tenha metas para tudo. Tudo tem que ser mensurável, com indicador fácil de apurar, que apontará se estou ou não atingindo minha meta”, ressaltou Nusbaum.

Ele abordou ainda a importância de uma remuneração estratégica, que, em sua visão, é “muito mais que bônus e comissão”.

O seminário da Micro e Pequena Indústria – Vender Mais e Melhor é uma iniciativa do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp.