imagem google

Temas estratégicos para o desenvolvimento da defesa e segurança nacional devem ser debatidos

Avaliação é do comandante da Escola Superior de Guerra, tenente-brigadeiro do ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, na solenidade de abertura do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) 2021

Clarissa Viana, Agência Indusnet Fiesp

A cerimônia inicial do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) 2021, realizada on-line na manhã desta terça-feira (17/8), marcou o início da 15ª turma do módulo de aprimoramento organizado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O CGERD surgiu em 2006 a partir da parceria entre as duas entidades e conta com duração de oito semanas.

“Mesmo com os desafios que este ano pandêmico nos trouxe, conseguimos planejar e entregar aos alunos dessa turma uma oportunidade de aproximar militares e civis e ampliar seus conhecimentos em temas tão caros para a nossa base industrial de Defesa”, destacou Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg) da Fiesp. Ele frisou que serão abordados desde os instrumentos legais até a economia da Defesa.

“A parceria entre a ESG e a Fiesp capacita pessoas em áreas de significativa importância, como, por exemplo, a base de indústria de defesa que, segundo a estratégia nacional, é formada por um conjunto de organizações estatais e privadas, civis e militares, que realizam uma série de atividades relacionadas à defesa brasileira”, apontou o tenente-brigadeiro do ar e comandante da ESG Luís Roberto do Carmo Lourenço.

Na solenidade, na Fiesp, presidindo à mesa estavam o tenente-brigadeiro do ar Aprígio Azevedo e o general de divisão Adalmir Manoel Domingos, coordenador executivo de Conselhos e Departamentos da Federação. E, ainda, a gerente do Departamento de Defesa e Segurança (Deseg), Clara Martinolli, e Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Departamento, participou diretamente do evento, no Rio de Janeiro.

Na sede da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, estiveram presentes o general de divisão Adilson Carlos Katibe, subcomandante da ESG; o contra-almirante Cassiano Marques, diretor do campus Rio da ESG; o brigadeiro do ar Hélio Severino da Silva Filho, chefe do Departamento de Estudos da ESG; e o coronel Sérgio Luiz Stopatto, diretor do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632092752

Fotos: Karim Kahn/Fiesp