imagem google

Tecnologia 5G deve aumentar performance de clínicas e hospitais e oferecer tratamento humanizado e personalizado

Viabilidade do 5G depende de radiofrequências adequadas, que devem estar disponíveis ainda este ano

Isabel Cleary, Agência Indusnet Fiesp

A tecnologia 5G promete revolucionar muitas áreas nos próximos anos, entre elas, a saúde. O avanço na conectividade de aparelhos móveis pode significar muito para uma série de projetos que buscam tornar a medicina mais interativa e acessível. Para debater o tema nas suas principais vertentes, o Conselho Superior de Inovação e Competitividade (Conic) e o Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde (Comsaude), ambos da Fiesp, reuniram especialistas da área de tecnologia, que destacaram os principais benefícios do 5G para a saúde.

Desde o 2G até o 4G inúmeras mudanças transformaram significativamente o comportamento da sociedade. O 5G deve gerar mudanças ainda maiores, uma vez que trará aumento de até 100 vezes na velocidade atual da internet, sem a necessidade de fibra. Além disso, será possível obter maior ganho de performance, possibilitando o gerenciamento de dados de maneira mais eficiente, acarretando em um volume sem igual de transformações em nosso mundo.

De acordo com Claudio Violatto, conselheiro do Conic, o 5G surge para atender três requisitos: banda larga móvel aprimorada (Emmb), comunicações de baixa latência ultraconfiáveis (Urlcc) e as comunicações maciças máquina a máquina (Mmtc). “O 5G terá implicações gerais nas nossas vidas, nas nossas empresas, nos nossos empregos e na economia em geral. Muito além da conexão entre pessoas, o grande salto dessa nova tecnologia é a viabilidade da Internet das Coisas (IoT), que tem enorme impacto na produtividade do país”, ressaltou.

O especialista alertou, porém, que para a total viabilidade do 5G no Brasil é necessário radiofrequências adequadas para essa tecnologia. “Espera-se que até meados deste ano a Anatel promova o leilão de faixas de frequência adequadas. Outro ponto, que diferentemente de tudo que já aconteceu no passado, a Anatel está prevendo a locação de frequências para implantação de redes privativas, que servirão para aplicações no ambiente industrial, no setor de saúde, no agronegócio e no contexto de comunicações críticas como energia, transporte, hospital, entre outras”, contou Violatto.

Existem grandes potencialidades para o Brasil adaptar a integração do 5G na saúde. Especialmente se considerarmos nossas distâncias e a carência de tratamento em algumas localidades. O 5G é uma oportunidade para democratizar e personalizar o acesso à saúde, diminuir custos e, principalmente, garantir melhor condição de saúde, baseada em resultados mensurados em tempo real.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638582699

Segundo relatório da Deloitte, apresentado no evento pela representante Marcia Ogawa, Líder de Technology, Media & Telecommunications, o impacto econômico do 5G em toda a cadeia da saúde será de R$ 28 bilhões. “O objetivo final dessa nova tecnologia é de digitalização da prestação de serviço da saúde, melhor qualidade no atendimento dos pacientes e uma medicina mais humanizada e personalizada”, destacou a especialista.

Ainda de acordo com Ogawa, a saúde tem o benefício de exercitar o 5G em diversos casos de uso e em diferentes faixas de frequência. “Alguns exemplos de procedimento que devem ter impacto positivo com o 5G é a cirurgia robótica remota, a ambulância conectada, a terapia com AR/VR, o diagnóstico remoto por imagens, a logística e o planejamento e monitoramento remoto de paciente.

Durante o evento, Oswaldo Maia, gerente de Inovação de Tecnologia no Senai SP ressaltou que grandes mudanças estão por vir com o 5G na saúde. “Conseguiremos um aumento muito grande na performance das clínicas e hospitais, como, por exemplo, no uso de equipamento na análise laboratorial, que dará mais segurança em termos de contaminação. Outro exemplo são as etiquetas, que devem gerar um ganho com os inventários em todas as partes que possam ser identificadas dentro de um hospital”, destacou.  

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638582699