imagem google

Sucesso nas vendas depende da boa estruturação do processo comercial

De acordo com Alexandre Caetano, empresas de todos os partes devem se preocupar com as etapas de funcionamento e de controle da área de vendas

Amanda Viana, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1620725513

Alexandre Caetano: vendedor tem que ter características similares a de um empreendedor. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

O planejamento e a boa estruturação do processo comercial são etapas essenciais para qualquer empresa ter sucesso de vendas. O recado é do professor Alexandre Caetano, consultor que gerou construção de modelos e aplicações bem sucedidas em empresas líderes de mercado, como Nadir Figueiredo, Personnalitè Itaú, Banco Sudameris, ABN Real e Banco Safra.

“Precisamos respeitar os momentos da empresa, pensar nos processos, como eles devem funcionar e controlar nossa área de vendas e agenda comercial, como se fosse parte de nossa indústria. Isso é válido para empresas de todos os portes”, disse Caetano em sua palestra no seminário da Micro e Pequena Indústria (MPI), evento da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). O evento aconteceu ao longo desta terça-feira (07/10).

Caetano chamou a atenção para importância do vendedor no processo comercial e observou que muitas características desse profissional são as mesmas de um empreendedor. “O empreendedor tem coragem, resiliência, vontade de assumir riscos, capacidade de estruturação e consegue transformar o pensamento dele em um processo que funciona. É por isso que procuramos no mercado um vendedor com características como as do empreendedor”, completou.

Caetano também abordou o tema sob o aspecto do processo comercial. Ele explicou como é possível fazer gestão em novos mercados. Segundo ele, é importante avaliar o quanto uma empresa está dependendo do vendedor.

“Precisamos de equilíbrio, porque se o vendedor vai embora, ele leva toda a sua carteira de clientes. Então, é preciso pensar em um processo que defenda a sua própria empresa”, avaliou Caetano. “O seu melhor vendedor é aquele que mais negocia com você.”