imagem google

Skaf garante programas do Sesi e Senai para o Vale do Ribeira

Em Registro, presidente da Fiesp mobiliza forças produtivas e políticas locais e amplia presença das entidades da Indústria

Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643144910

Sandra Kennedy, prefeita de Registro; Paulo Skaf, presidente da Fiesp (ao centro) e Carlos Puzzi, diretor do Ciesp - Vale do Ribeira

A visita de Paulo Skaf ao Vale do Ribeira na última sexta-feira (31) abriu novo ciclo de desenvolvimento para a região considerada a mais pobre do Estado. “Estamos aqui para pôr fim a esse estigma. O Vale possui grande potencial de riquezas e um povo forte que não teme o trabalho”, assinalou Skaf em reunião com prefeitos e empresários na cidade de Registro.

Recebido pela prefeita Sandra Kennedy e o diretor-titular do Ciesp, Carlos Puzzi, o presidente constatou in loco as múltiplas vocações do Vale, apoiadas na agroindústria do palmito pupunha (uma das riquezas extrativas da região), dos subprodutos da banana e latícínios a partir do leite de búfala. O Vale do Ribeira possui o maior rebanho de búfalos do Estado.

“A parceria com o Sistema Fiesp abre perspectivas muito boas para a região”, falou a prefeita, otimista. “O resultado de tudo é um combinado de políticas públicas e incentivos fiscais, somadas à qualificação de mão de obra por meio do Sesi e Senai”, sintetizou Sandra Kennedy, que liderou uma comitiva de oito prefeitos.

Skaf discutiu ainda outras potencialidades da região, em segmentos não poluentes e ao mesmo tempo intensivos em mão de obra, como o setor de confecções. A falta de mão de obra qualificada, aliás, foi uma queixa comum dos produtores de palmito e doces de banana, que também reclamaram da concorrência clandestina.

O presidente propôs ações conjuntas com o Sebrae, Senai e secretárias de Estado da Saúde e Agricultura para normalização da produção agroindustrial na região e a difusão de programas e treinamentos em gestão empresarial e qualificação de pessoas na manipulação de alimentos.


Serviços ambientais

A exemplo das estâncias hidrominerais do Circuito das Águas, os municípios do Vale do Ribeira também pediram revisão na lei que regula a exploração dos recursos hídricos, outra riqueza da região.

Skaf lembrou que “essa bandeira” já está sendo conduzida pelo Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, que estuda modelo de legislação adotado no estado americano de Nova York. “Dependendo dos resultados, poderemos ter aí um projeto de lei para todas as estâncias hidrominerais paulistas”, afirmou.


Sesi e Senai

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643144910

Solenidade de entrega dos certificados do programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP

Após ouvir pleitos dos prefeitos e empresários da região, nos quais a falta de mão de obra qualificada constituiu um ponto comum, o presidente Skaf garantiu a expansão do Programa de Operações Articuladas (Proa), do Senai-SP, aos 23 municípios da região.

Ferramenta flexível e itinerante, o Proa percorre municípios em forma de rodízio, levando cursos profissionalizantes, alternadamente, nas áreas da construção civil, eletroeletrônica, confecções e ínformática.

O Novo Telecurso, projeto de ensino a distância executado pela Fiesp e Fundação Roberto Marinho, também despertou interesse dos prefeitos de quatro cidades, incluindo Juquiá, onde já é oferecido na Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O presidente do Rotary Club de Pariquera-açu apresentou um abaixo-assinado, com 2 mil assinaturas, no qual solicita a presença de um Sesi no município.


Alimente-se Bem

Antes de embarcar para Socorro, no extremo Norte paulista, Skaf participou ainda de solenidade de entrega de certificados aos 233 participantes do programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP.

“Momentos como este são altamente gratificantes para mim, porque vejo aqui o resultado mais importante do nosso trabalho, o crescimento das pessoas”, falou o presidente.