imagem google

Sesi-SP realiza Simpósio de Mediação de Leitura nos dias 14 e 15 de maio

Evento formativo vai receber o neto do escritor Graciliano Ramos entre os 6 palestrantes convidados. Inscrições começam no dia 29 de abril

O Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo realiza nos dias 14 e 15 de maio a primeira edição de seu Simpósio de Literatura. Com a temática “Mediação de Leitura: livro, leitura e leitor”, o encontro gratuito composto por seis palestras traz, entre seus convidados, Ricardo Ramos Filho, neto do escritor Graciliano Ramos. O evento será realizado no Centro Cultural Fiesp à avenida Paulista. As inscrições para o público em geral podem ser feitas entre os dias 29 de abril a 10 de maio no sistema de reservas de ingressos MEU SESI: www.sesisp.org.br/meu-sesi .

A partir das discussões propostas pelos especialistas convidados, o intuito é contribuir na capacitação de profissionais para o ofício de mediação de leitura, incentivando o desenvolvimento de projetos que visem a ampliação dessa atividade, a formação de leitores e de pontos de leitura. O evento é voltado a educadores, mediadores e agentes culturais, bibliotecários e estudantes dos cursos de Biblioteconomia, Letras e Pedagogia. É possível participar de apenas um dia de simpósio. Interessados nas duas datas devem reservar ingressos para cada uma delas. O SESI-SP concede certificado de participação. Confira a seguir mais detalhes da programação.

No dia 14 de maio, o evento acontece no período vespertino, das 14h às 17h30. Na primeira palestra programada, haverá explanação sobre como fomentar, qualificar e habilitar mediadores para atuação em diversos equipamentos culturais: bibliotecas, salas de leitura, espaços públicos, centros culturais, entre outros. A responsável pelo conteúdo é a professora e coordenadora nas Faculdades Integradas Campos Salles, dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia e Mediação de Leitura, Luci Ana Santos da Cunha.

Ainda na terça-feira (14/5), a docente e bibliotecária Maria Cristina Palhares orienta os participantes sobre as diferentes formas de fazer mediação de leitura de acordo com o público e tipos de biblioteca, como as escolares, universitárias, comunitárias, públicas e sociais. As autoras do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre leitura literária (Panda Books), Josca Ailine Baroukh e Ana Carolina Carvalho, fecham o dia de palestras com a temática “Leitura e infância”.

No dia 15 de maio, das 9h às 12h45, enquanto a professora do Curso de Linguagens na Faculdade Sesi-SP de Educação (FASESP), Ana Amália Alves da Silva, fala sobre mediação para o público adolescente, o escritor, professor de literatura e roteirista Ricardo Ramos Filho traz seu ponto de vista sobre o papel do educador em sala de aula nesse contexto.

A palestra do professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Lent, sobre “Rede neural da Leitura” fecha o Simpósio. O especialista vai discorrer sobre a neuroplasticidade do cérebro humano – capacidade de modificação do sistema nervoso em resposta a novas experiências, como as provocadas pela leitura, por exemplo. 

SERVIÇO:

I Simpósio de Literatura Sesi-SP – Mediação de Leitura: livro, leitura e leitor

Datas: 14 de maio (14h às 17h30); 15 de maio (9h às 12h45)

Local: Centro Cultural Fiesp (no Teatro do Sesi) – avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

Inscrições: de 29 de abril a 10 de maio pelo www.sesisp.org.br/meu-sesi

Mais informações: www.sesisp.org.br/cultura/noticia/sesi-sp-realiza-simposio-de-mediacao-de-leitura-nos-dias-14-e-15-de-maio

Evento gratuito

Imagem relacionada a matéria - Id: 1563253107