imagem google

Sesi-SP oferece curso Alimente-se Bem com receitas inéditas para a ceia de Natal

Programa é gratuito e as aulas serão realizadas em 44 Cozinhas Didáticas instaladas em todo o estado. A edição deste ano traz 20 receitas nutritivas e econômicas, além de dicas de como organizar a ceia de Natal

Agência Indusnet Fiesp

Durante os meses de novembro e dezembro, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) oferecerá, gratuitamente, o curso Alimente-se Bem – Ceia de Natal em todo o estado de São Paulo. As aulas serão ministradas em 44 Cozinhas Didáticas da entidade e o curso traz 20 receitas inéditas para a ceia natalina.

Neste ano, as nutricionistas do Sesi-SP sugerem bruschetta de mamão verde e lagarto ao pesto de talos para a entrada. O maracujá é o componente principal da bebida dingo bell. Já o suco natalino resulta da harmonização entre couve-manteiga, coco fresco ralado, água, sidra e açúcar batidos.

A edição também oferece quatro tipos de saladas. Composta por legumes cozidos temperados com molho de queijo branco, a salada cremosa de legumes é uma opção para substituir a tradicional maionese. A salada ao creme de talos tem como principal ingrediente o milho verde. A salada à moda árabe leva proteína texturizada de soja e a salada exótica combina macarrão, amêndoa, casca de manga e gergelim.

Para o acompanhamento, um dos destaques é o bolo de folhas de couve-flor recheado com tomate seco e folhas de couve-flor. Arrumadinho de jiló, farofa festiva e macarrão especial completam as receitas desse item do cardápio.

Maminha, merluza, copa lombo e frango são os quatro ingredientes escolhidos para compor o prato principal. Maminha ao molho de casca de maracujá, quiche de merluza com espinafre, rolê de copa lombo e frango ao molho de abóbora são as receitas sugeridas.

Por fim, entre as sobremesas selecionadas, está o delicioso bolo com polpa de maracujá e castanha de caju, batizado como cuca natalina. Para quem prefere opções à base de frutas, há o docinho de tomate com cenoura, o crepe com casca de fruta e a pera recheada com casca de banana.

Tradição

O Alimente-se Bem, programa educativo do Sesi-SP, foi criado em 1999 com a proposta de mostrar que é possível promover alimentação saudável e sem desperdício. Disseminado por meio de cursos gratuitos em 44 Cozinhas Didáticas instaladas no estado, o programa também contempla uma cozinha experimental, que serve como ponto de pesquisa para a criação e o aprimoramento de receitas que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos e o consumo de frutas, legumes e verduras.

Além das unidades fixas, a entidade também ministra cursos em cinco unidades móveis de nutrição – carretas totalmente adaptadas com eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Construídas no Centro de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) de Lençóis Paulista, as cinco unidades móveis do Sesi-SP têm capacidade para atender 30 participantes por turma, comportando até quatro grupos por dia. Isso é possível graças a um sistema retrátil, que faz surgir uma sala integrada à estrutura do caminhão quando ele está estacionado.

O curso tem carga horária de 10 horas, com aula em diversos horários. Os interessados devem procurar a unidade do Sesi-SP de sua cidade ou acessar o site www.sesisp.org.br.

Serviço

Programa Alimente-se Bem – Ceia de Natal 2014
Período: novembro e dezembro de 2014
Inscrições: dias e horários deverão ser consultados na unidade de interesse ou por meio do site www.sesisp.org.br
Informações: (11) 3528-2000 (capital) ou 0800-55 10 00 (outras localidades)

Unidades

Capital:
– A. E. Carvalho
– Catumbi
– Ipiranga

Interior:
– Americana
– Araçatuba
– Araraquara
– Araras
– Bauru
– Bragança Paulista
– Birigui
– Botucatu
– Campinas I
– Campinas II
– Diadema
– Franca
– Guarulhos
– Indaiatuba
– Itapetininga
– Itu
– Jacareí
– Jaú
– Jundiaí
– Limeira
– Marília
– Mauá
– Mogi das Cruzes
– Mogi Guaçu
– Osasco
– Ourinhos
– Piracicaba
– Presidente Prudente
– Ribeirão Preto
– Rio Claro
– Santa Bárbara D’Oeste
– Santo André
– Santos
– São Bernardo do Campo
– São Caetano do Sul
– São Carlos
– São José dos Campos
– São José do Rio Preto
– Sorocaba
– Tatuí
– Taubaté