imagem google

Sesi-SP lança Clube Literário para incentivar hábito de leitura

O Clube Literário Sesi-SP proporciona os livros gratuitamente e ainda permite um encontro entre os públicos adulto e juvenil com escritores de editoras brasileiras

Raisa Scandovieri, Agência Indusnet Fiesp

Nova aposta do Sesi-SP para formação de leitores e expansão dos hábitos de leitura, o Clube Literário Sesi-SP será lançado dia 23 fevereiro no Centro Cultural Fiesp. O projeto inédito e gratuito contará com duas curadorias, uma para público adulto e outra para os pequenos. Cada edição será independente, então o público pode participar apenas daquela que lhe interessar.

“Os clubes literários do Sesi-SP terão a função de juntar pessoas que compartilham o hábito da leitura, ou que querem adquiri-lo, para trocarem suas impressões e experiências sobre uma determinada obra. Mas o nosso diferencial é distribuir os livros e trazer o escritor para enriquecer essa conversa”, afirma a gerente executiva de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana.

Os interessados podem fazer as inscrições no portal Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir de 18 de fevereiro, às 8h. Os 20 primeiros inscritos em cada clube devem retirar um exemplar do título escolhido para o mês no Centro Cultural Fiesp, no dia 23. Neste primeiro encontro, a equipe do projeto dará mais detalhes aos participantes tanto sobre o enredo da obra, quanto sobre o retorno para o bate-papo com o autor, em março. O encontro do clube juvenil começa às 11h, e o adulto, às 15h.

Para a primeira edição, a curadoria do Sesi selecionou a obra de Giovana Madalosso, “Tudo Pode Ser Roubado” para o público adulto, e para o público juvenil, “Tristão e Isolda em Cordel”, de Marco Haurélio.

CLUBE JUVENIL

Tristão e Isolda em Cordel (Sesi-SP Editora), de Marco Haurélio

A história de amor de Tristão e Isolda desafia o tempo e as convenções sociais. Nela, o cavaleiro perfeito, poeta e herói civilizador, defensor da honra e da liberdade, Tristão, é envolvido na teia de um amor fatal, do qual não pode ou não quer se livrar. Isolda é a imagem da mulher bela e misteriosa, herdeira dos segredos das fadas da mitologia irlandesa, senhora dos filtros mágicos que podem curar ou matar.

Esta versão em cordel da lenda dos amantes desventurados do escritor e pesquisador Marco Haurélio devolve a saga ao gênero original: a poesia.

Sobre o autor: Marco Haurélio nasceu em 1974 em Ponta da Serra, sertão baiano. Poeta, professor, folclorista e editor, é um dos maiores divulgadores do cordel no Brasil. Formado em letras pela UNEB, é um dos fundadores da Caravana do Cordel. Dentre seus mais de 40 livros lançados, vários foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira de Bolonha, na Itália. Esta versão de Tristão e Isolda nasceu de sua pesquisa sobre o Persistente Medievo. 

CLUBE ADULTO

Tudo pode ser roubado (Editora Todavia), de Giovana Madalosso

Primeiro romance da escritora Giovana Madalosso, Tudo pode ser roubado está sendo negociado para o cinema. O enredo gira em torno de uma garçonete em um conhecido restaurante na região da Avenida Paulista, cuja única ambição é comprar um apartamento, costuma aproveitar encontros fortuitos nas casas de homens e mulheres aleatórios para roubar roupas de grife e objetos de valor. Até que um desconhecido a aborda no restaurante lhe oferecendo muito dinheiro para roubar um livro: a primeira edição de O Guarani, de 1857, arrematada em leilão por um professor universitário que se recusa a vendê-la. A partir daí a anti-heroína mergulha cada vez mais em um estranho submundo envolvendo um milionário excêntrico, drogas, sexo, Bar Mitzvahs de luxo e, por baixo de tudo isso, um profundo vazio.

Sobre a autora: Giovana Madalosso nasceu em Curitiba, em 1975, e vive em São Paulo. É autora do livro de contos A teta racional (Grua, 2016), finalista do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional. Formada em Jornalismo pela UFPR, durante quinze anos trabalhou como redatora publicitária. Hoje escreve também roteiros para TV.

Serviço:

Clube Literário Sesi-SP

Inscrições: a partir de 18 de fevereiro, às 8h, no portal Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Gratuito. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br.

1º encontro – 23 de fevereiro (sábado)

Entrega dos livros e explicação do projeto

Local: Sala do Educativo – Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Vagas: 20 por clube

Juvenil: Tristão e Isolda em Cordel (Sesi-SP Editora)

Horário: 11h – Classificação indicativa: 14 anos

Ficha técnica: Autor: Marco Haurélio | Número de páginas: 96 | Formato: brochura – 13,8×19,8 cm | ISBN: 978-85-504-0794-4 | Tema: lenda, relacionamento, vingança, folclore, celta, clássico.

Adulto: Tudo pode ser roubado (Todavia)

Horário: 15h – Classificação indicativa: 18 anos

Ficha técnica: Autora: Giovana Madalosso | Número de páginas: 192 | Formato: brochura – 13,5 x 21cm | ISBN: 978-85-93828-46-1 | Tema: romance, literatura brasileira, solidão, ambição

2º encontro – 30 de março (sábado)

Retorno do primeiro encontro e bate-papo com os autores

Juvenil: 11h

Adulto: 15h

Imagem relacionada a matéria - Id: 1573519198