imagem google

Sesi-SP apresenta:‘Tudo o mais permanece o mesmo’ e “E eles eram eles mesmos?’

Espetáculos são gratuitos

Agência Indusnet Fiesp

Os espetáculos Tudo o Mais Permanece o Mesmo e E Eles Eram Eles Mesmos?, ambos dirigidos por Francisco Medeiros, ficam em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso de 9 de outubro a 14 de dezembro, de quarta a sábado, às 20h30, e aos domingos, às 18 e 20 horas, alternando as apresentações de quarta a sexta e sábado e domingo, a cada semana.

Resultado da formação de novos talentos revelados pelo Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP – sob coordenação e assistência de Marici Salomão e César Augusto; Miriam Rinaldi e Joaquim Lino, respectivamente -, as peças abordam a temática das mudanças em dois contextos diferentes.

Com estreia para o público no dia 9 de outubro, em Tudo o Mais Permanece o Mesmo as personagens estão na sala de espera do consultório médico enquanto eventos externos mudam o rumo da narrativa. Enquanto tudo se mantém igual, apenas um elemento muda, dinâmica utilizada para discutir a limitação da condição humana. Nela, “as situações se sucedem em uma série que envolve um permanente recomeço, as cenas se repetem, mas não são idênticas”, explica o diretor, Francisco Medeiros, cuja carreira na dramaturgia se estende por mais de 40 anos.

Já em E Eles Eram Eles Mesmos? – que estreia no dia 12 de outubro para o público -, um grupo de amigos se depara com um dilema ao perceber que nem tudo o que planejavam na juventude ocorreu como o esperado. Para Medeiros, o que fazer para o mundo ser diferente do que é e o que ocorre conosco quando nos deparamos com a finitude das coisas são as indagações-chave do texto.

Os pontos de união entre as peças são, primeiramente, a palavra “mesmo” nos dois títulos, o que simboliza a inquietação diante da mesmice da vida, de acordo com o diretor. Em segundo lugar, a preocupação em investigar o que é capaz de instigar o público, mas cada texto a seu modo. Segundo Francisco Medeiros, as obras foram feitas para abrir caminho para diversas interpretações e múltiplas leituras, característica muito forte da arte contemporânea.

O terceiro e último ponto é que os dois textos, embora diferentes, são trabalhos extremamente complexos, baseados fortemente no texto. “Com certeza o público não vai ser convidado a se encontrar com coisas usuais, (…) pois essas obras encaram o público como sendo parceiro de sua autoria, ou seja, a obra não se explica, então cada um da plateia deve fazer a sua leitura”, afirma o diretor.

Sobre o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council
O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, criado em 2007, dedica-se à descoberta e formação de novos autores teatrais brasileiros. A proposta tem por base uma atuação conjunta de ambas as instituições – Sesi-SP e British Council –, com a participação de centros de dramaturgia britânicos, possibilitando o intercâmbio de experiências e metodologias com o projeto brasileiro.

Sobre o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP
O Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP, criado em 2001, é um espaço de aprimoramento artístico e profissional de jovens atores, sob orientação de renomados profissionais das artes cênicas para debater temas da atualidade relacionados às linguagens teatrais.


Serviço

Espetáculo: Tudo o Mais Permanece o Mesmo

Temporada: de 9 de outubro a 14 de dezembro de 2014 (sessões dias 9, 10, 18, 19, 22, 23 e 24 de outubro; 1, 2, 5, 6, 7, 15, 16, 19, 20, 21, 29, 30 de novembro; e 3, 4, 5, 13, 14 de dezembro)

Classificação indicativa: 14 anos

Tema: Cotidiano urbano

Conteúdo: Violência verbal

Duração: 40 minutos

Gênero: drama


Espetáculo: E Eles Eram Eles Mesmos?

Temporada: de 12 de outubro a 12 de dezembro (sessões dias 12, 15, 16, 17, 25, 26, 29, 30 e 31 de outubro; 8, 9, 12, 13, 14, 22, 23, 26, 27, 28 de novembro; e 6, 7, 10, 11, 12 de dezembro)

Classificação indicativa: 16 anos

Tema: Incitação à violência

Conteúdo: Violência verbal

Duração: 40 minutos

Gênero: drama

Datas e horários: de quarta a sábado, às 20h30. Aos domingos, às 18h e 20h

Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1.313, Cerqueira César – São Paulo – SP).

Capacidade: 50 lugares.

Entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos até 2 ingressos por pessoa nos dias dos espetáculos, a partir do horário de abertura da bilheteria (de quarta a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h).

Para mais informações: Tel.: (11) 3146-7405 / 7406 | www.sesisp.org.br/cultura/teatro