imagem google

Prorrogada até 14 de abril exibição da mostra Play!, primeira exposição interativa de ‘game arte’ a céu aberto no Brasil

Galeria de Arte Digital do Sesi-SP exibe, no edifício da Fiesp, obras de artistas contemporâneos do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Itália

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp 

Quem passar pelo número 1313 da avenida Paulista, no coração de São Paulo, até o dia 14 de abril, tem a chance de avistar a primeira exposição interativa de game arte a céu aberto no Brasil. É a Mostra Play!, aberta na noite desta segunda-feira (25/03) com imagens de games das décadas de 70 e 80 que remetem ao criativo universo da arte em 8 bits.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566376476

Mostra Play! - Galeria de Arte Digital. Foto: Everton Amaro/Fiesp.


A exibição faz parte da programação da Galeria de Arte Digital do Sesi-SP, iniciativa inaugurada em dezembro do ano passado na fachada do edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A estrutura do espaço cultural possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores. Com orientação de monitores do Sesi-SP, os interessados podem usar tablets para jogar videogame por até três minutos em uma “tela” de mais de 3 mil m².

Durante a abertura foram apresentadas obras de seis artistas contemporâneos do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Itália. As obras trazem traços da história dos videogames: o jogo de corrida, a estética atirador, a navegação do labirinto, a dicotomia do ganhar e perder e a visão com perspectiva em terceira pessoa.

Uma das atrações é o interativo LummoBlocks, que capta os movimentos corporais dos participantes via sensor (como o game Wii). A obra, criada em Barcelona, na Espanha, é uma nova versão do lendário jogo Tetris, em que as ações físicas são rastreadas e os próprios jogadores viram peças do game.

Iniciativa pioneira

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566376476

Da esq. para dir.: Fernando Carvalho, diretor da Divisão de Educação do Sesi-SP; Mario Frugiuele, 2º diretor secretário da Fiesp; Walter Vicioni, superintendente do Sesi-SP; e Paulo Vieira, 1º diretor financeiro da Fiesp. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Para o superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Walter Vicioni, a mostra é uma intervenção na cena cotidiana da cidade e os games interativos são uma excelente ferramenta para apresentar ao público diversas formas de manifestações culturais.

“A Paulista é um espaço extremamente interessante para isso. Não só para exposição da arte e de cultura, mas também para usar estas manifestações para estimular as pessoas no dia a dia e de como esta cidade pode ser melhor. É uma iniciativa pioneira e vale a pena a gente prestigiar esta manifestação artística neste prédio [a fachada da Fiesp]”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566376476

Interessados podem usar tablets para jogar videogame por até três minutos em uma “tela” de mais de 3 mil m². Foto: Everton Amaro/Fiesp

O projeto impressionou o game designer Marcelo Pereira da Mata, para quem os jogos eletrônicos podem ser uma importante ferramenta educacional. “Através dos games a gente consegue educar, capacitar e alegrar as pessoas. Acho muito bacana [a exposição] porque é uma forma de mostrar que o game não é só violência”, afirmou.

Já o músico Andrei Luís Ferreira, que passeava pelo local, ficou impressionado com as instalações. “Estava saindo da aula e vi de longe a projeção. Achei muito interessante e acabei postando algumas fotos no Facebook. É muito bonito e acho muito bacana esta iniciativa. Os games antigos fazem com que a gente relembre a nossa infância”, avaliou.

A Mostra Play!  tem curadoria da artista plástica Marília Pasculli e da dinamarquesa Tanya Toft.

>> Conheça a programação da Mostra Play!

Acompanhe e compartilhe a mostra Play! nas redes sociais utilizando a hashtag #SesiSPDigital.