imagem google

Sesi-SP prorroga inscrições para o edital 2015 de seleção de projetos culturais

Inaugurando o sistema on-line para captação dos projetos, as inscrições para as áreas de Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais e Audiovisual podem ser feitas até o dia 17 de novembro

Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) abre seu Edital de Chamamento 2015 para seleção de projetos culturais. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, exclusivamente pela internet, pelo link www.sesisp.org.br/cultura/editais.html. Uma das principais novidades, nesta edição, é o lançamento de um sistema de captação on-line.

O edital contempla as linguagens de Artes Cênicas, Música, Literatura e Artes Visuais, além de uma nova categoria nesta nova fase: Audiovisual. Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2015 dos centros de atividades e espaços alternativos da instituição na capital, Grande São Paulo e interior do Estado.

Com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à cultura, o Sesi-SP busca identificar projetos artísticos para públicos de todas as idades, bem como incentivar e difundir a diversidade das linguagens e tendências artísticas.

Literatura

Na área de Literatura, o edital selecionará propostas de pessoas físicas ou jurídicas de todo o Brasil. Os escolhidos farão parte das atividades do Sesi Literatura Viva, que promoverá encontros literários, narração de histórias e oficinas literárias.

Artes Cênicas

Duas novas modalidades integram a área de Artes Cênicas no edital deste ano: Montagens Internacionais e Teatro nas Indústrias.

Montagens Internacionais: contempla a captação de projetos de companhias e artistas de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre culturas e povos nas vertentes das Artes Cênicas, especialmente o teatro, a dança e a performance.

Teatro nas Indústrias: esta modalidade tem como objetivo a apresentação de espetáculos curtos e/ou esquetes que tenham como tema central a Segurança no Trabalho, a Saúde, o Trabalho em Equipe e a Cidadania, entre outros temas voltados ao aprimoramento profissional e pessoal de trabalhadores da indústria.

Assim como nos editais anteriores, também serão selecionadas montagens para produção do Sesi-SP que, posteriormente, poderão se apresentar em um ou mais teatros da instituição, em continuidade ao projeto Sesi Viagem Teatral, nas seguintes modalidades: Arte-educação; Montagens Cênicas Não Inéditas; e Montagens Cênicas Inéditas, sendo que nesta última, o projeto deverá incluir a realização de uma oficina (com carga horária mínima de três horas) e uma palestra (com carga horária de uma hora de duração).

Música

Haverá seleção de projetos destinados a formações instrumentais, vocais e de conjuntos musicais de diversos gêneros da música nas vertentes Popular e Erudita, inclusive na nova modalidade Série Internacional, que contempla a captação de projetos de grupos e artistas de diferentes partes do mundo, promovendo a difusão e o intercâmbio entre países por meio da música.

O Sesi-SP selecionará ainda, especialmente para as unidades escolares da instituição, propostas voltadas à vivência musical de forma lúdica e interativa – para o programa Ação Arte-Educação.

Artes Visuais

O Sesi-SP apoia as produções em Artes Visuais – tais como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades: Espaço Galeria Sesi-SP, Galeria de Arte Digital Sesi-SP e Ocupação Artística no Sesi-SP.

Para o Espaço Galeria Sesi-SP, as propostas devem ser de exposições itinerantes de obras inéditas ou não inéditas, individuais ou coletivas, voltadas aos espaços expositivos localizados nas unidades do Sesi-SP do interior do Estado.

Os projetos para a Galeria de Arte Digital Sesi-SP, localizada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista, são dirigidos a obras artísticas que serão exibidas em vídeo na fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP, com propostas que possibilitem a mistura de linguagens e o intercâmbio entre diferentes culturas. As propostas devem seguir os critérios: ineditismo, criatividade e diálogo com o público.

Já para a modalidade Ocupação Artística no Sesi-SP, asobras deverão ser concebidas para espaços alternativos determinados pelo Sesi-SP. Essas plataformas expositivas, como muros, arquibancadas, jardins e janelas, entre outros, recebem interferências produzidas a partir de técnicas e materiais diversos, como graffiti, pintura, cartazes lambe-lambe, adesivo ou instalações.

Audiovisual

A programação da linguagem Audiovisual do Sesi-SP consiste na exibição gratuita de filmes nacionais e internacionais reconhecidos pela crítica, oferecendo alternativas às produções que são exibidas nos circuitos comerciais. Além disso, a proposta é possibilitar novas formas e ambientes para a apreciação da arte cinematográfica. Com esses objetivos, o edital seleciona projetos de exibições digitais e em telas de grandes dimensões, voltados a espaços ao ar livre, para compor o projeto Cine Sesi-SP Open Air.

Linguagens e Modalidades

Linguagem Modalidade
Literatura Sesi Literatura Viva – Encontro com o Escritor – Ação Arte-Educação
Sesi – Literatura Viva – Encontro Literário com ilustrador/cartunista -Arte-Educação
Sesi Literatura Viva – Narração de Histórias – Ação Arte-Educação
Sesi – Literatura Viva Oficinas Literárias
Artes Cênicas Sesi Viagem Teatral – Montagens Cênicas Inéditas
Sesi Viagem Teatral – Montagens Cênicas Não Inéditas
Sesi Montagens Internacionais
Sesi Teatro nas Indústrias
Sesi Viagem Teatral – Ação Arte-educação
Música Sesi Música – Série Popular
Sesi Música – Série Erudita
Sesi Música – Série Internacional
Sesi Música – Ação Arte-Educação
Artes Visuais Espaço Galeria Sesi-SP
Ocupação Artística no Sesi-SP
Galeria de Arte Digital Sesi-SP
Audiovisual Cine Sesi-SP Open Air


Observações

  • A documentação dos inscritos não será devolvida aos proponentes.
  • Serão desconsideradas as inscrições postadas fora do prazo.
  • Serão excluídos os projetos cuja documentação estiver incompleta.
  • Não serão aceitas inscrições de projetos via e-mail, postagem ou pessoalmente.
  • É importante verificar a necessidade ou não de Representante Legal – Pessoa Jurídica, de acordo com cada modalidade, conforme a cláusula 4.2.3 do edital.
  • A postagem via Correios de materiais adicionais será necessária somente em casos específicos indicados no edital.
  • O resultado da seleção dos projetos será publicado única e exclusivamente no site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

Cronograma

Inscrições on-line: de 15 de outubro a 17 de novembro
Envio de Material (postagem): até 18 de novembro
Divulgação dos resultados: 23 de dezembro de 2014


Serviço

Edital de Chamamento 2015 – Seleção de Projetos Culturais
Inscrições: até 17/11/2014
Resultados: em 23/12/2014 pelo site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html
Mais informações: editaisdec@sesisp.org.br