imagem google

Senai-SP lança o OpenLab da Indústria 4.0, em parceria com a Nokia

O SENAI-SP lançou o OpenLab da Indústria 4.0, em parceria com a Nokia, na Escola “Armando de Arruda Pereira” em São Caetano do Sul

Núcleo de Comunicação

O Senai-SP lançou, em parceria com a Nokia, em evento on-line, nesta terça, 1º de setembro, o OpenLab da Indústria 4.0, com aplicação do 4.9 G no chão de fábrica, na Escola Senai “Armando de Arruda Pereira” em São Caetano do Sul. A implementação permitirá a capacitação de profissionais para atuar na conectividade digital da indústria, além de alavancar a adoção de tecnologias antes de seu lançamento no mercado.  

A rede LTE/4.9G do OpenLab do Senai-SP entra em operação integrando aplicações da Indústria 4.0 e apresentando diversos casos de uso como mobilidade de equipamentos com realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos, além de gerenciamento de ativos. “O Senai e a Nokia, de mãos dadas, vão ajudar as empresas em São Paulo e no Brasil a ter mais rapidez e a se adaptarem aos novos tempos”, ressaltou o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf.  

“O Senai-SP completou agora, em agosto, 78 anos, e esse marco se deu na gestão Skaf, que respeita o passado do Senai-SP, ressaltando o que há de melhor nele, ao mesmo tempo que nos traz a virtude da ousadia, de não só olhar o futuro, mas ser ator e protagonista deste futuro”, definiu o diretor regional do Senai-SP, Ricardo Terra.  

Digitalizar os negócios será uma prioridade para que o Brasil se mantenha competitivo e enfrente os desafios da produtividade. Segundo o presidente da Nokia no Brasil, Luiz Tonisi, o laboratório vai trazer não só tecnologia, mas desenvolvimento humano. “Traremos novas fontes para as pessoas se atualizarem e o Senai é o lugar mais adequado para que isso seja feito”, completou.  

Também participaram do evento, o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, que expressou felicidade ao ver como a Finlândia é referência no processo de digitalização, e a diretora de Inovação da Nokia, Tuuli Ahava, que se declarou “contente em fazer parte desta importante colaboração entre Senai e Nokia para o desenvolvimento da indústria”. Equipes de pesquisa, dentre as quais as dos renomados Nokia Bell Labs, estão na dianteira mundial para que a adoção de redes 5G sejam mais rápidas, seguras e capazes de revolucionar vidas, economias e sociedades.  

A nova planta recebeu o nome do patrono Dorival Biasia, homenageado na ocasião por sua filha, Gislaine Biasia, pelo presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, e lembrado novamente na fala de Skaf: “É um prazer poder estar aqui falando com a Finlândia, com a Nokia e com a família do empresário Dorival Biasia. Estamos juntando o valor humano, tendo Dorival como exemplo, à inovação tecnológica de ponta, que avança mais ainda para a indústria”, disse o presidente do Senai-SP.  

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional terá por objetivo o desenvolvimento de capacidades relacionadas à instalação, configuração e conservação de redes privadas LTE/4.9G, para integração de múltiplos sistemas, seguindo procedimentos e normas técnicas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Os candidatos ao curso devem ter, no mínimo, 18 anos, conclusão do Ensino Fundamental II e conhecimentos comprovados em automação industrial ou redes de comunicação industrial.  

Imagem relacionada a matéria - Id: 1600917892