imagem google

Senai-SP: Inscrições para cursos superiores terminam nesta sexta-feira (22)

Pesquisa com estudantes da rede, após um ano de conclusão de curso, mostra que índice de empregabilidade na área escolhida supera 90%

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo de inscrições para nove cursos superiores de tecnologia do Senai-SP. As novidades deste semestre são o lançamento do curso de Eletrônica Industrial, na recém-criada Faculdade de Tecnologia Senai Anchieta, na Vila Mariana, e a possibilidade de realização das inscrições via internet.

As nove faculdades que levam o selo S-SP no estado de São Paulo têm por objetivo atender às competências exigidas pelo mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza o contato com novas tecnologias. Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos:

  • Tecnologia em Produção Gráfica;

  • Tecnologia em Mecatrônica Industrial;

  • Tecnologia em Processos Ambientais;

  • Tecnologia em Produção de Vestuário;

  • Tecnologia em Polímeros;

  • Tecnologia em Automação Industrial;

  • Tecnologia em Fabricação Mecânica;

  • Tecnologia em Processos Metalúrgicos;

  • Tecnologia em Eletrônica Industrial.

    As unidades estão instaladas nos municípios de Osasco, São Carlos, Taubaté, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo (Mooca, Vila Leopoldina, Bom Retiro e Vila Mariana).

    A oferta desses cursos está diretamente vinculada ao novo perfil das empresas, que adotam políticas cada vez mais calcadas na competitividade.

    O grande diferencial do Senai-SP para se manter sintonizado com essa realidade é a criação de comitês técnicos setoriais, que reúnem representantes da indústria, dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, dos educadores e dos tecnólogos, durante a elaboração do currículo.

    “Ouvimos todas as necessidades do mercado para que as competências profissionais buscadas pelo mercado sejam contempladas no curso”, afirma José Carlos Mendes Manzano, Auditor Educacional do Senai-SP. Prova disso é que mais de 90% dos alunos formados há um ano estão empregados na área escolhida.


    Em busca de novas tecnologias



    Segundo dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), as empresas que inovam e diferenciam seus produtos são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil.

    O mesmo instituto calcula que a reserva de mão de obra no País é de 9,1 milhões de profissionais, justificando a necessidade de capacitação e a aquisição de novas competências para alcançar uma vaga no mercado de trabalho.


    Serviço:

    Cursos superiores de tecnologia do Senai-SP


    Inscrições: até o dia 22 de maio de 2009

    Local: Na unidade que oferece o curso pretendido ou pela Internet

    Taxa: R$ 43. O pagamento deve ser efetuado na rede bancária

    Prova: dia 7 de junho (domingo), das 13h às 18h.

    A prova é composta por uma redação e 70 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do Ensino Médio, das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

    Resultados: Gabarito da prova estará disponível no site do Senai (

    http://www.sp.senai.br/

    ) a partir do dia 8 de junho.A lista de aprovados será divulgada no dia 26 de junho, a partir das 9h, nas respectivas unidades e site da instituição.

    Matrícula: Dias 26, 29 e 30 de junho, em primeira chamada; 1º e 2 de julho, em segunda chamada.

    Informações para o público: tel. (11) 3528-2000 (todo o Estado) e 0800-551000 (exceto Capital)