imagem google

Senai-SP conquista ouro no maior torneio de formação profissional do mundo

Em Londres, jovens paulistas faturam um ouro e três pratas e ajudam o Brasil a alcançar o 2º lugar na competição

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619002731

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Senai-SP (ao centro), comemora com alunos do Senai-SP as vitórias em Londres



O Senai de São Paulo conquistou quatro medalhas no WorldSkills 2011, ajudando o Brasil a ficar na segunda colocação no maior torneio de formação profissional do mundo, encerrado neste domingo (9), na capital inglesa.

Guilherme Augusto Franco de Souza, estudante do Senai do bairro paulistano da Mooca, ganhou a medalha de ouro na modalidade Desenho Mecânico em CAD. Já os demais vencedores do Senai de São Paulo levaram medalhas de prata em suas respectivas categorias, são eles: Guilherme de Souza Vieira, em Design Gráfico; Paolo Haji de Carvalho Bueno, em Tecnologia da Informação; Rodrigo da Silva Panifer, em Polimecânica.

O aproveitamento do Senai-SP foi considerado surpreendente: quatro dos sete representantes da instituição subiram ao pódio.

O presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, participou da premiação em Londres e destacou o esforço de cada um do time vencedor. “Essa conquista, que coloca o Brasil entre os melhores do mundo, é resultado de um trabalho de equipe e do investimento do Senai-SP para transformar nossas escolas em verdadeiros centros de excelência em tecnologia”, disse.

Brasil foi o segundo melhor

Imagem relacionada a matéria - Id: 1619002731

Guilherme Augusto Franco de Souza (à dir.), ouro em Desenho Mecânico em CAD, comemora vitória

No geral, a delegação brasileira faturou seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e dez certificados de excelência, batendo grandes potencias educacionais como Japão, Suíça, Alemanha e Singapura. A pontuação brasileira só foi superada pela Coréia do Sul, primeira colocada na competição.

Neste ano, o Brasil foi representado no WorldSkills por 28 estudantes, que competiram em 25 ocupações, sendo 23 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Realizadas de 5 a 8 de outubro no Centro de Convenções e Exposições Excel, em Londres, a 41º edição do WorldSkills reuniu 944 competidores de cursos profissionalizantes de 51 países. O evento recebeu mais 150 mil visitantes. A próxima edição do evento será em Liepzig, na Alemanha, em 2013.

Confira os ganhadores paulistas e suas respectivas escolas:

Ouro

  • Guilherme Augusto Franco de Souza – Desenho Mecânico em CAD
    Escola Senai Morvan Figueiredo – Mooca – Capital

Prata

  • Rodrigo da Silva Panifer – Polimecânica
    Escola Senai João Martins Coube – Bauru
  • Paolo Haji de Carvalho Bueno – Tecnologia da Informação
    Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo E. Tolle – Santo Amaro – Capital
  • Guilherme de Souza Vieira – Design Gráfico
    Escola Senai Fundação Zerrener – Cambuci – Capital

Leia mais:

Acompanhe a cobertura completa da Olimpíada do Conhecimento 2011 do Senai-SP