imagem google

Segunda na Fiesp: senadora Marta Suplicy apresenta propostas para reforma do FGTS

No encontro pretende-se ouvir as sugestões do setor empresarial sobre esse assunto que afeta não só as empresas e trabalhadores, mas a economia do País

Agência Indusnet Fiesp

Na próxima segunda-feira (03/09), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) apresentará aos empresários e diretores da Fiesp um relatório de sua autoria sobre a Reforma do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CASFGTS).

O objetivo da visita é discutir a atual reforma que aperfeiçoará o FGTS e ouvir sugestões dos empresários.  Esta é a primeira vez que as propostas são expostas ao setor.

O encontro contará também com a presença do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da Subcomissão Temporária do FGTS. Atualmente, o  que se discute na Subcomissão Especial no Senado é o fortalecimento do Fundo como instrumento de poupança e empréstimo.

Entre as propostas de alteração estão o aumento da rentabilidade da conta, a distribuição do lucro do Fundo entre trabalhadores cotistas e ampliação e diversificação das linhas de crédito para o setor produtivo.

Há também sugestão de mudança na composição tripartite do Conselho Curador (governo-empresário-trabalhador), flexibilização de hipóteses de saque e medidas restritivas de acesso aos recursos do Fundo por empresas que utilizam mão de obra informal, como a construção civil.

Outro ponto a ser estudado é a redução do porcentual da contribuição patronal para trabalhadores acima dos 55 anos.

Para visualizar a programação do evento, clique aqui.