imagem google

Segmentar o mercado é fundamental para potencializar vendas, afirma especialista

Para o professor Afonso Braga, empresários precisam entender seu público e se comunicar com ele, posicionando seu negócio e produto de forma correta

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

Com dicas para empresários que pretendem impulsionar seus negócios, especialistas se reuniram durante o painel “Arrumando a casa: o que é necessário para vender”, parte da programação do seminário da Micro e Pequena Indústria – Vender Mais e Melhor. O evento ocorre ao longo desta terça-feira (07/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1620730273

Afonso Braga: “Inovação não significa pensar em coisas revolucionárias. Pequenas inovações manterão seu negócio sempre competitivo”. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


A importância do produto nas vendas das empresas foi o tema do professor de Gestão Empreendedora e Marketing Industrial da Escola de Engenharia Mauá, Afonso Braga.

“Uma regra de ouro: segmente o mercado, é fundamental. Nem a Coca-Cola fala com todo mundo. É importante entender seu público e se comunicar com ele, posicionando seu negócio e produto de forma correta”, sugeriu.

Para Braga, entender o propósito do seu negócio é essencial, assim como construir marcas fortes. Ele destacou ainda a importância de cada negócio ter sua marca no mercado. “Para poder falar para o mundo que você existe.”

Mostrar a relevância e diferenciais de performance e qualidade do produto também são pontos que devem ser atendidos, segundo o palestrante, além de saber estabelecer um vínculo emocional com a base de clientes. “Vínculo é tendência e deve ser trabalhado por todas as micro e pequenas empresas.”

Outro ponto abordado pelo especialista é a necessidade de pequenas empresas investirem em comunicação mobile e em inovação constante. “Inovação não significa pensar em coisas revolucionárias. Pequenas inovações manterão seu negócio sempre competitivo”, disse.

O seminário da Micro e Pequena Indústria – Vender Mais e Melhor é uma iniciativa do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp.