imagem google

Secretário estadual da Habitação pretende incentivar investimento privado ao simplificar processos

Flavio Amary vai manter diálogo aberto com a indústria e quer bater recorde de entrega de moradia no Estado de São Paulo

Em sua primeira reunião de 2019, realizada nesta quinta-feira (17/01), o Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp (Consic) recebeu o Secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Flavio Amary, que apresentou os planos habitacionais para o estado e comentou sobre a importância de entidades como a Fiesp e o Ciesp para a área.

Amary disse que pretende bater recorde de entrega de moradia e deseja construir um diálogo aberto com a indústria e os movimentos sociais. “Quero contar com o apoio das instituições, inclusive a Fiesp. Estivemos aqui hoje para discutir, para que a gente tenha sugestões, ideias, e construa um ambiente mais propício para os investimentos, simplificando o processo de aprovação imobiliária em nosso estado”, disse.

Ele acrescentou que, à frente da secretaria, busca uma visão de simplificação e desburocratização. “Que a gente torne o investimento privado no estado mais simples, que a gente consiga captar estes investimentos todos e simplificar a vida daqueles que querem investir na área da habitação”, pontuou Flávio.

Perspectivas para 2019

Durante a reunião, Carlos Auricchio, diretor titular do departamento da Indústria da Construção (Deconcic) e vice-presidente do Consic, também apresentou as perspectivas para o setor este ano. O Conselho prevê um crescimento positivo para a construção civil.  O consumo deve crescer 3,1% e o consumo do governo deve crescer 0,5%. “Nosso setor tem um mundo de coisas para tratar. Queremos focar nas ações mais objetivas”, destacou Carlos.

Para o presidente do Consic, José Carlos de Oliveira Lima, o desenvolvimento urbano é fundamental para o setor. “Com ele a indústria cresce e a economia gira”, esclareceu. Ele ainda acrescentou que a construção civil apresenta expectativas positivas para 2019.

“Nós estamos bastante otimistas. Nós já passamos a parte de baixo da parábola e estamos na ascendência, agora é mais fácil. O setor de pré-fabricados está com superávit, o setor de aço está com superávit, o setor imobiliário está caminhando, o mercado está aquecido, está tendo vários lançamentos e nós estamos aumentando o poder de trabalho no setor”, comentou sem deixar de citar os desafios como, por exemplo, a forte carga tributária.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1568554279

Conselho Superior da Construção (Consic) recebe Flavio Augusto, secretário de Estado da Habitação de São Paulo. Foto: Everton Amaro/Fiesp.