imagem google

Sapato para lá de versátil ganha dois prêmios no Inova Senai

Calçado customizável, desenvolvido em escola do Senai-SP em Franca, surpreendeu jurados e investidores na última edição do prêmio, realizada durante a São Paulo Skills, em setembro

Giovanna Maradei, Agência Indusnet Fiesp

Entre os vencedores do prêmio Inova Senai de 2013, com prêmios em duas categorias, Produto Inovador e Inova Design, chamou a atenção o calçado customizável. O produto, aparentemente simples, revoluciona no design e promete deixar o dia-dia de muitas mulheres mais prático. Afinal, está se falando de um sapato com solado removível e que, por isso mesmo, é capaz de se transformar em nove modelos diferentes.

A premiação do Inova Senai 2013 foi feita durante a última edição do São Paulo Skills, maior campeonato do ensino profissionalizante do estado, em setembro, no Anhembi, na capital paulista.

Segundo Alberto Eurípedes, criador do calçado customizável e professor da Escola Senai Márcio Bagueira Leal, de Franca, “o projeto é pensado para a mulher que tem diversos compromissos durante o dia e muitos outros à noite, aquela que não tem tempo de ficar escolhendo e mudando de sapato de acordo com a ocasião.”

Do scarpin à anabela

Com o solado removível e opções que vão do scarpin preto de salto baixo à anabela com salto alto e estampado, o projeto permite que, ao adquirir apenas um par, o consumidor ganhe nove pares diferentes. E a um preço que está “na média dos calçados femininos de boa qualidade”, garante Eurípedes.


Opção de modelo do calçado customizável com solado estampado: um par que vira nove. Foto: Divulgação

Opção de modelo do calçado customizável com solado estampado: um par que vira nove. Foto: Divulgação


Segundo ele, o design também fez parte do processo de criação. A inspiração veio de outro grande evento promovido pelo Senai-SP: o Senai Mix Design. “Utilizamos o Senai Mix Design, projeto que antecipa as tendências de moda. Ali identificamos o verão de 2013 e tiramos a nossa inspiração.”

Correndo contra o relógio

O professor, que contou com a ajuda de outras sete pessoas, entre docentes e designers, afirma que o projeto nasceu e foi manufaturado em três meses. Um período curto, que o deixou várias noites sem dormir, mas que se tornou uma experiência “enriquecedora” e mostrou “a força de uma grande ideia”. “Dizem que quando uma ideia é boa ela já nasce pronta”.


Modelo de produção do calçado customizável, desenvolvido em escola do Senai-SP em Franca. Foto: Divulgação

Modelo de produção do calçado customizável, desenvolvido em escola do Senai-SP em Franca. Foto: Divulgação


Por conta do tempo apertado, Eurípedes afirma que quase ninguém viu o projeto antes da exposição. Com poucas opiniões, embora sempre positivas, e sem conhecer os concorrentes, o professor lembra que não tinha como contar com a vitória no Inova Senai. “As pessoas que viram o projeto falaram que era uma excelente proposta, mas a gente não sabia quais eram os concorrentes. É sempre uma incógnita”.

O futuro

Eurípedes lembra que o calçado customizável não é só uma proposta inovadora para o consumidor, mas também para a indústria. Segundo ele, a padronização de suas peças facilita muito o processo de produção. “Uma vez que você só troca as cores e estampas, a produção em massa é facilitada”.

Com tantas vantagens, e dois prêmios no currículo, o que não falta são investidores interessados em levar o projeto adiante. Segundo o professor, três reuniões já foram marcadas para discutir parcerias. Isso além da torcida forte para que o sapato customizável seja tendência no próximo verão.