imagem google

São Paulo Skills: ‘Desafio de Ideias’ premia soluções inovadoras para a indústria

Três empresas, de três cadeias produtivas diferentes, entregaram prêmios para equipes formadas por alunos do Senai-SP

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

As três equipes vencedoras do Desafio de Ideias 2013 foram conhecidas no início da tarde deste sábado (28/09), no Anhembi, São Paulo, durante o São Paulo Skills, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

O presidente da da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da entidade, Paulo Skaf, participou da cerimônia, ao lado de Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente regional do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), e Ricardo Terra, diretor técnico do Senai-SP.

“Quero parabenizar as empresas e os participantes desse desafio. O resultado desse trabalho é extremamente satisfatório”, disse Skaf.

“Esse é o Brasil com o qual eu sonho. O que aconteceu nesses quatro dias de São Paulo Skills é realmente que nos precisamos. É inovação, trabalho, investimento e tecnologia. Tudo o que pode transformar o Brasil em um país de primeiro mundo. Que é o que mais desejamos”, completou.

Prêmio Baumer

Zizi Camargo, representante da divisão de tecnologia da empresa de saúde Baumer, revelou o primeiro vencedor do desafio, a equipe CyberHealth. “Nós apresentamos o problema, que era criar um dispositivo para rastrear um instrumento cirúrgico dentro de um ambiente hospitalar”, explicou.

Zizi também agradeceu a iniciativa do Senai-SP, que, segundo ela, é “nota máxima em inovação, criatividade e organização”.

Prêmio BRF

Geraldo Cofcewicz, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Embalagens da BRF, ressaltou o resultado “formidável” do trabalho dos alunos, antes de entregar o prêmio para a Equipe Eficácia. “Ficamos surpresos com a capacidade e as soluções apresentadas pelos participantes. O objetivo era desenvolver embalagens para a conservação de alimentos congelados”, disse.

Cofcewicz finalizou sua participação afirmando que a equipe atingiu os objetivos estipulados, apresentando uma solução simples, viável e inovadora.

Prêmio Samsung

“É uma honra como brasileiro participar desse evento. Obrigado a todos que participaram do desafio”, disse Vinicius Pagano, sênior management de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, antes de anunciar a equipe vencedora da categoria, a Samsoccer.

Premiação

O objetivo do Desafio de Ideias era criar soluções inovadoras para empresas. Foram 48 horas de trabalho intenso para 45 alunos, os quais propuseram ideias para superar obstáculos mercadológicos que fazem parte do dia a dia de três grandes indústrias.

Participaram do desafio 27 alunos do Senai-SP, nove do Centro Paula Souza e do nove do Instituto Federal de Educação.

No dia 25 de setembro, primeiro dia do concurso, os alunos receberam desafios, criados pelas empresas Baumer, BRFoods e Samsung. E tiveram dois dias para apresentar soluções de caráter inovador.

Ao todo, foram nove equipes, formadas por cinco alunos e dois docentes-orientadores cada.