imagem google

Retrospectiva 2014 – Um ano de estímulo à sinergia nos projetos estratégicos de defesa

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584Ampliar a participação da indústria em projetos das Forças Armadas foi um dos principais objetivos dos seminários e encontros promovidos pelo Departamento da Indústria da Defesa (Comdefesa) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ao longo do ano de 2014.

Eventos como Fórum com o Estado-Maior da Armada e a Indústria Nacional e Diálogo entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e a Indústria Nacional demostraram o interesse por maior sinergia entre as Forças e o setor produtivo, intenção ratificada pela visita do Ministro da Defesa à Fiesp, no mês de outubro.

Os mecanismos de segurança desenvolvidos para a Copa do Mundo 2014 também foi alvo da análise da última reunião plenária do Comdefesa do ano que contou com a presença do coordenador das Forças Armadas brasileiras, o general José Carlos de Nardi.

Ao longo do ano foi promovido o Curso de Gestão de Recursos de Defesa para os alunos da Escola Superior de Guerra, cuja formatura foi realizada na sede da Fiesp.

NOTÍCIAS DE DESTAQUE EM 2014


DEZEMBRO

General detalhou ações realizadas durante a Copa do Mundo do Brasil. (Foto: Tamna Waqued)

General detalhou ações realizadas durante a Copa do Mundo do Brasil. Foto: Tamna Waqued/Fiesp

A última reunião plenária do Departamento da Indústria da Defesa (Comdefesa) da Fiesp contou com a presença do general José Carlos de Nardi, coordenador das Forças Armadas brasileiras.

Durante o encontro, o general avaliou os mecanismos de segurança desenvolvidos para a Copa do Mundo 2014 e detalhou as estratégias adotadas como o controle do espaço aéreo e a Operação Ágata, de controle nas fronteiras . >> Leia mais 

OUTUBRO

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Jairo Cândido, Celso Amorim e Paulo Skaf no jantar. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Fiesp oferece jantar em homenagem às Forças Armadas, com a presença do ministro Celso Amorim e dos comandantes das três Forças: almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto (Marinha), general Enzo Martins Peri (Exército) e tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito (Aeronáutica).

A noite contou também com uma sessão de autógrafos com Cosme Degenar Drumond, autor do livro “Indústria de Defesa do Brasil” . >> Leia mais


Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

38 alunos, entre civis e militares, foram diplomados. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Ao todo, 38 alunos, entre civis e militares, se formaram no Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGRD) promovido pela Escola Superior de Guerra, órgão vinculado ao Ministério da Defesa, com o apoio da Fiesp.

A cerimônia de formatura foi realizada na sede da Fiesp. >> Leia mais


Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Fórum com o Estado-Maior da Armada da Marinha e a industria nacional. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Em fórum na Fiesp, comando do Estado-Maior da Armada destaca a importância da participação da indústria paulista em projetos estratégicos da Marinha do Brasil.

No encontro foi defendida a necessidade de desenvolver projetos de alta tecnologia guiados pela independência nacional e pela capacitação tecnológica e autonomia. >> Leia mais



SETEMBRO

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Encontro do Comdefesa e alunos da Escola Naval de Guerra. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

‘Em defesa não se gasta; investe-se’, afirmou Sérgio Vaquelli,  diretor titular adjunto do Comdefesa/Fiesp, durante encontro com alunos da Escola de Guerra Naval.

O evento contou com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Materiais Bélicos (Abimde) e da companhia Odebrecht Defesa Tecnologia.  >> Leia mais


Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Seminário Copa do Mundo Fifa 2014. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Brasil já pode ser considerado exemplo de organização de grandes eventos, defendeu o responsável da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), durante o “Seminário Copa do Mundo Fifa 2014 – Resultados e Legados para a Segurança Pública do Brasil “.

O evento, realizado na Fiesp, destacou os benefícios do trabalho integrado entre as forças de segurança. >> Leia mais


Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Ampliar o conhecimento e eficiência na gestão de recursos de defesa é o foco da iniciativa

Aula do Curso de Gestão de Recursos de Defesa promovido pela Escola Superior de Guerra é realizada na Fiesp.

A iniciativa, apoiada pelo Comdefesa/Fiesp, busca ampliar o conhecimento e eficiência na gestão de recursos de defesa, promovendo intercâmbio entre civis e militares.  >> Leia mais 


AGOSTO

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Diálogo entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e a Indústria Nacional. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Durante o  seminário “Diálogo entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e a Indústria Nacional” é debatido a expansão de telecomunicações na Amazônia como uma das oportunidades futuras para a indústria.

O objetivo do evento foi de aproximar as indústrias do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. >> Leia mais



Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Aula do curso de Gestão de Recursos de Defesa na Fiesp

Comdefesa/Fiesp apresentou a cadeia produtiva do setor aos alunos da Escola de Guerra Naval.

A importância econômica da área e os projetos do Senai-SP em São José dos Campos foi destacada durante o evento. >> Leia mais



MAIO

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606291584

Escola Senai em São Bernardo do Campo

Senai-SP inaugura escola móvel de Estruturas Aeronáuticas em São Bernardo do Campo. >> Leia mais

Ainda na área da educação , Fiesp apoiou projeto de foguete de alunos do ITA que participou de torneio nos Estados Unidos. >> Leia mais