imagem google

Retrospectiva 2013 – Ações integradas para valorizar saúde, segurança e qualidade de vida

Com apoio da Fiesp, as áreas de Esporte e Qualidade de Vida do Serviço Social da Indústria continuarão a desenvolver ações para ajudar os trabalhadores da indústria em 2014

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp

No ano de 2013, muitas ações foram desenvolvidas, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e pelo Serviço Social da Indústria,  com o objetivo de levar os conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e práticas saudáveis aos trabalhadores da indústria e toda a sociedade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560901837

Imagem do laço rosa, símbolo da campanha contra o câncer de mama, iluminou o prédio da sede da Fiesp na avenida Paulista. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Entre os serviços oferecidos pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), a reabilitação foi um dos destaques do ano. Três unidades passaram por reestruturação, as equipes foram reformuladas e, além do atendimento de reabilitação clínica, as unidades se especializam em reabilitação profissional, envelhecimento ativo e em ciências do esporte.

Outra ação importante foi levar as unidades de reabilitação para dentro das indústrias, por meio de serviço conhecido como Reabilitação Corporativa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560901837

Centro de Reabilitacao do Sesi-SP, em São Paulo


Na área de odontologia, outro setor importante de promoção da saúde do Sesi-SP, foi realizada uma grande reestruturação das equipes e uma reorganização dos polos de atendimento.  Hoje há 34 centros odontológicos completos espalhados pelo estado.

O Sesi-SP também investiu, em 2013, em palestras, odontologia corporativa e programa preventivo em saúde bucal nas indústrias e na aquisição de dez unidades móveis odontológicas que iniciarão a operação em 2014.

Em 2013, também foi iniciado um programa preventivo de álcool e drogas nas empresas. O transtorno mental e comportamental, que inclui o uso de substâncias abusivas, já é a terceira causa de afastamento de trabalhadores pelo INSS. Consciente da importância de um trabalho preventivo, o Sesi-SP desenvolveu  um programa educativo nas empresas sobre os riscos do uso abusivo de álcool e das drogas no trabalho e na família,  com foco na busca  de qualidade de vida.

Outros destaques  de 2013

Campanhas de saúde

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560901837

A campanha de prevenção ao câncer de mama da Fiesp na Avenida Paulista. Foto: Beto Moussalli/Fiesp

As campanhas de promoção da saúde e prevenção de doenças foram destaques neste ano. O movimento Outubro Rosa, cujo objetivo foi conscientizar principalmente as mulheres sobre a importância dos exames preventivos na detecção do câncer de mama, teve ampla repercussão entre as colaboradoras das entidades que, não apenas assistiram a palestra educativas, como fizeram sua parte disseminando a informação para combate dessa doença.


Imagem relacionada a matéria - Id: 1560901837

Time de vôlei apoia a campanha Novembro Azul. Foto: Lucas Dantas/FIESP

Em novembro, foi a vez do alerta para os homens, com a campanha Novembro Azul, de esclarecimento sobre o câncer de próstata.

O time de volêi do Sesi-SP mostrou seu apoio a campanha e o laço azul, símbolo da campanha, também iluminou o prédio da Fiesp para ressaltar a importância do diagnóstico precoce da doença.


Megasipat

Em parceria com o Sinduscon, o Sesi-SP realiza a Megasipat, iniciativa que inclui atividades preventivas de saúde, segurança e qualidade de vida em 11 cidades do estado de São Paulo. Anualmente é escolhido um tema e desenvolvido atividades interativas, recreativas e preventivas relacionadas a este tema.


Cão-guia 

Trabalho inédito e inovador realizado pelo Sesi-SP, o projeto Cão-Guia teve seus primeiros resultados em novembro de 2013, quando foram entregues os  três primeiros cães-guia a trabalhadores da indústria. Além desses três, mais oito cães já iniciaram o treinamento para que, em breve, darão mobilidade e independência a trabalhadores da indústria. 

Vida Saudável

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560901837

Largada da prova de 5kms do Circuito Sesi-SP de Corrida de Rua no Pacaembu. Foto: Juan Saavedra/Fiesp

O Sesi-SP, atento às questões de saúde e em busca permanente por um estilo de vida mais ativo e saudável, mantém um portfólio de produtos e promove eventos com o objetivo de despertar a consciência em relação à saúde e contribuir para mudanças de comportamento, gerando benefícios para o trabalhador e para a indústria.

Pautado nesta premissa, o Sesi-SP realizou ações eventuais em 2013 voltadas para o desenvolvimento da vida saudável do trabalhador, como o Circuito Sesi-SP de Corrida de Rua e o Circuito Sesi-SP de Lazer e Aventura.  No mês de outubro, a etapa do Circuito Sesi-SP de Corrida de Rua na capital paulista, atrai mais de 6 mil participantes na larga em frente ao estádio do Pacaembu.

O Circuito Sesi-SP de Lazer e Aventura, teve início em março, na Vila de Paranapiacaba em Santo André. Ao longo do ano foram realizadas mais cinco etapas, nas cidades de Votorantim (maio), Santa Bárbara D’Oeste (julho), Araçatuba (em setembro), Araras (outubro) e Ubatuba (em dezembro).

No mês de outubro foi realizada as finais da  fase estadual dos Jogos do Serviço Social da Indústria (Sesi)  nas cidades de Rio Claro, Piracicaba e Vinhedo.  As competições envolveram 11 modalidades e tiveram a participação de 1.100 trabalhadores, de 98 empresas.

Construser

Outra iniciativa que promoveu ações de qualidade de vida para trabalhadores da indústria é o ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família. Totalmente gratuito, o evento ofereceu um dia inteiro de atividades dedicadas a promover uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, bem como elevar a autoestima e estimular o convívio familiar.

Ação Global Nacional

Parceria do Sesi-SP com a Rede Globo de Televisão, o Ação Global tem o objetivo de levar à população em geral serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, nutrição, cultura, esporte e lazer.

Ação Indústria e Sesi-SP Cidadania

Atendimentos à população — com ações integradas de educação, esporte, saúde, cultura, nutrição e lazer — foram realizados em várias cidades paulistas, como os programas Ação Indústria e Sesi-SP Cidadania. O primeiro evento aconteceu em abril na cidade de Cotia.

Na semana comemorativa ao Dia do Trabalho, foram realizadas ações nas cidades de Itu, Birigui, Leme, Diadema. Em Itu, mais de 10 mil pessoas foram atendidas no Sesi-SP Cidadania Circuito Saúde. Ainda no mês de maio, foram realizadas ações desses programas nas cidades de Itapetininga e Mogi das Cruzes.

Semana de Promoção da Vida Saudável

Em 2013, foi realizado nas unidades de Bauru, Cotia e Santana de Parnaíba, com o objetivo de sensibilizar para a importância do esporte na adoção de estilos de vida saudáveis.

Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida

Por meio de entrevistas e medições simplificadas, levanta informações do perfil dos trabalhadores com o foco na saúde e estilo de vida para nortear a implantação de ações preventivas.

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) disponibilizou às empresas uma gama de serviços para estimular a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores, como: Ginástica na Empresa; Academia Corporativa; Treinamento Corporativo; Treinamento Sob Medida; Atendimento Coletivo; e Assessoria para Associações Desportivas Classistas (ADC).

2014 – Saúde para Dar e Vender

Para 2014, mais iniciativas são esperadas para garantir  qualidade de vida de forma integrada e promoção da saúde e a prevenção de doenças para a indústria. Segundo o gerente executivo de Qualidade de vida do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) essa é a meta para o próximo ano: “Nosso grande desafio para 2014 será incentivar as indústrias a investirem em um conceito de gestão integrada, reunindo saúde, segurança e qualidade de vida”, afirma.

Para isso, um dos projetos é um acordo de governança para atendimento em serviços de segurança e saúde do trabalho. Este acordo marca a retomada do Sesi-SP no atendimento às normas regulamentadores do Ministério do Trabalho e Emprego e será uma parceria entre o Departamento Nacional e o Departamento Regional do Paraná.

O Sesi-SP retoma a Campanha de Vacinação contra a Gripe e tem como meta vacinar 200 mil trabalhadores da indústria.

A construção de duas unidades móveis, uma unidade de mamografia e outra para doação de sangue estão nos planos para 2014. Levar a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a responsabilidade social corporativa para dentro das empresas é o objetivo deste projeto.

As ações educativas e de educação continuada serão foco em 2014, com produtos customizados de acordo com as necessidades da indústria.

Com o sucesso do Outubro Rosa e do Novembro Azul, em 2014, as campanhas de promoção da saúde vão acontecer mensalmente, com a utilização de recursos interativos como jogos e mídias sociais. Assim, as principais campanhas previstas para 2014 são: Combate à Dengue; Doação de Sangue; Prevenção do Câncer de Pele; Outubro Rosa e Novembro Azul; Luta contra a AIDS; Saúde Bucal; Saúde Vocal; e Saúde Auditiva.