imagem google

Retrospectiva 2012 – Sucesso de público, Humanidade 2012 foi palco de discussões sobre sustentabilidade em paralelo à Rio+20

Evento realizado pela Fiesp e parceiros, de 11 a 22 de junho, atraiu milhares de pessoas ao Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, entre artistas, autoridades nacionais e internacionais

Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499700

Instalações do Humanidade 2012 no Forte de Copacabana. Foto: Helcio Nagamine

Mais de 210 mil pessoas passaram pela mais visível iniciativa paralela à Rio+20, o Humanidade 2012, resultado de uma realização conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sistema Firjan, Fundação Roberto Marinho, Sesi-Rio, Sesi-SP, Senai-Rio, Senai-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

Idealizado com o objetivo de realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável, o espaço – amplamente elogiado pela imprensa brasileira –reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil entre os dias 11 e 22 de junho.

Ao todo foram 49 eventos realizados, com 105 painéis temáticos e grupos de trabalho. A principal atração foi o circuito expositivo no Forte de Copacabana, um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499700

Paulo Skaf durante o Humanidade 2012. Foto: Divulgação

Na avaliação do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o evento superou as expectativas. “Nós vamos nos esforçar muito para que perdure esse astral que houve aqui durante esses 11 dias de exposição aberta ao público”, afirmou o presidente da Fiesp em entrevista coletiva.

Skaf publicou o artigo ‘Humanidade 2012’, no jornal Diário de S. Paulo, em que resume a visão da entidade sobre os desafios da humanidade com relação ao desenvolvimento sustentável.

A desigualdade é insustentável

Durante o Humanidade 2012, a Fiesp e a Firjan divulgaram o documento ‘A desigualdade é insustentável, com a  visão da indústria sobre os principais temas que envolvem o desenvolvimento sustentável. O documento  foi entregue à delegação brasileira que participou da Rio+20. As entidades declararam forte engajamento para tornar realidade, por meio de ações viáveis e concretas, a valorização da diversidade humana, equidade de gênero e a preservação da biodiversidade do Planeta.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui. Para facilitar o acesso das delegações estrangeiras ao documento, a indústria produziu versões em três outros idiomas: inglês, francês e espanhol.

Exposição

Uma das atrações do Humanidade 2012 foi o circuito expositivo, composto por 16 espaços – entre eles, a vista panorâmica do alto do Forte de Copacabana. A exposição, gratuita, continha diversas salas, com ventilação e iluminação naturais e foi idealizada pela diretora e cenógrafa Bia Lessa.




Visitas ilustres

Diversas autoridades e personalidades passaram pelo Humanidade 2012. Veja aqui uma seleção de imagens de algumas dessas visitas.

Homenagem

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499700

Gouvêa Vieira homenageia Skaf em agradecimento à parceria entre Fiesp e Firjan. Foto: Helcio Nagamine

O presidente do Sistema Firjan,  Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, homenageou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, com uma placa em agradecimento pela parceria e o esforço na realização do Humanidade 2012.

Resíduos sustentáveis

Localizada no próprio Forte de Copacabana, a Central de Triagem de Resíduos do Humanidade 2012 funcionou a todo vapor durante os 12 dias de evento e recolheu mais de cinco toneladas de resíduos gerados no evento, sendo cerca de três toneladas de material reciclável. No final, todo esse material, bem como o usado na estrutura, foi destinado para reaproveitamento.

Discussões em pauta

Alguns departamentos da Fiesp participaram do evento, promovendo encontros e debates. Veja o resumo:
Departamento do Meio Ambiente (DMA) – Entre os diversos painéis, debates sobre temas como governança da água, saneamento básico, mudança de clima e biodiversidade. Para acessar os links de todas as notícias, clique aqui.

Departamento de Infraestrutura (Deinfra) – Infraestrutura e sustentabilidade, energias renováveis, biocombustíveis para aviação, entre outros temas foram o foco dos painéis realizados. Para acessar os links de todas as notícias, clique aqui.

Departamento de Agronegócio (Deagro) – Autoridades e especialistas reunidas nos diversos painéis discutiram temas como segurança alimentar, agricultura tropical, entre outros. Para acessar os links de todas as notícias, clique aqui.

Comitê de Responsabilidade Social (Cores) – O “Fórum Equidade de Gênero – pressuposto para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza” abordou a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas empresas, instituições e organizações. Paulo Skaf propôs campanha para garantir creches a todas as mães que trabalham.

Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) – José Junior, da ONG carioca AfroReggae participou de um talk show no evento, a fim de debater sustentabilidade e transformação social.

Educação

Durante evento A Voz do Professor, Skaf destacou a importância dos professores. Além disso, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP encontrou-se com alunos do Sesi/Senai-SP de Cruzeiro. O evento foi palco também da premiação da categoria escolar do concurso Heróis do Futuro, tendo como vencedor o Sesi Igaraçu do Tietê.

Agradecimento

Ao final do evento, a Fiesp e o Sistema Firjan publicaram um anúncio em alguns dos principais veículos impressos do país, em agradecimento aos mais de 200 mil visitantes que passaram pelo Humanidade 2012.


Números do Humanidade 2012

Dias de evento: 12
Horas: 156
Minutos: 9.360
Segundos: 561.600
Eventos realizados: 49
Painéis temáticos e reuniões de trabalho: 105
Colaboradores que trabalharam no projeto: 300
Pessoas que atuaram na produção: 1.200
Alunos de escolas do Sesi e Senai de SP e do RJ e de escolas públicas do RJ que visitaram o
Humanidade 2012: + de 10 mil