imagem google

Retrospectiva 2012 – Iniciativas para desenvolver a segurança pública e privada no Brasil

Pauta incluiu gestões pela regulamentação da segurança privada e a realização de curso de gestão de excelência para profissionais de segurança pública

Agência Indusnet Fiesp

Com o objetivo de desenvolver o setor de segurança – pública e privada – no Brasil e no mundo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio de seu Departamento de Segurança (Deseg), promoveu ações nos dois âmbitos.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

Diretores do Deseg se reúnem com Ministro da Justiça

Em maio, diretores do Deseg tiveram um encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O objetivo da reunião, de acordo com Ricardo Lerner, vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Deseg, foi manifestar a preocupação de empresários do ramo de sistemas eletrônicos de segurança para que haja uma definição clara e objetiva do mercado, dentro do Estatuto da Segurança Privada, como sendo uma atividade independente e complementar à segurança pública.

O encontro teve participação de dirigentes da Federação Interestadual de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Fenabese) e da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

Referências internacionais

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

Ricardo Leirner visita Polícia de Nova York

Na primeira quinzena de julho, o diretor-titular do Deseg/Fiesp, Ricardo Lerner, esteve na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para conhecer o trabalho da New York City Police Foundation – NYCPF (Fundação Polícia de Nova York, em tradução livre), entre outros encontros com a própria polícia (NYPD) e com representantes do órgão de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

No “Seminário de Tecnologia em Segurança Brasil e Alemanha”, em setembro, Selma Migliori, do Deseg/Fiesp e presidente da Fenabese, , apresentou as principais tecnologias de sistemas eletrônicos de segurança, com maior aplicação para o sistema de câmeras e videomonitoramento.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

José Laércio de Araújo, da Abese fala sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança. Foto: Everton Amaro.

O evento mostrou números do setor nos dois países e mostrou diversas oportunidades de negócios neste mercado que é crescente no Brasil. Em seminário, José Laércio de Araújo falou sobre as conquistas da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

A conselheira de assuntos econômicos do ministério federal da Economia e Tecnologia da Alemanha, ressaltou as relações econômicas entre Brasil e Alemanha, e integrantes da missão alemã de tecnologia em segurança apresentaram suas empresas e produtos a empresários brasileiros. O Brasil é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América Latina.

Grandes eventos no país

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329A Fiesp divulgou versão eletrônica da agenda estratégica da segurança para Copa-2014 e Rio-2016.

O resultado deste trabalho foi a criação do documento Agenda Estratégica da Segurança – Grandes Eventos, que aborda os temas de Gestão, Integração de Ações, Legislação e Tecnologia.


Ações na segurança pública

Em setembro, a Fiesp desenvolveu e realizou um curso de gestão em excelência para profissionais de segurança pública, entre eles policiais civis e peritos criminais de unidades do interior e da capital, com base na metodologia de capacitação de gestores da iniciativa privada adotada pela Fundação Nacional de Qualidade.  O curso foi saudado por representantes da Polícia Civil.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

Delegados e peritos participam do curso Rumo ˆà Gestão de Excelência. Foto: Helcio Nagamine



Em outubro, delegados da Polícia Civil, Peritos Criminais e Médico Legista da Polícia Técnico-Científica receberam diplomas do curso em jantar na sede da Fiesp. O Deseg/Fiesp prestou homenagem aos delegados titulares dos 12º e 16º Distritos Policiais.

Seminário sobre fraudes

Em outubro, o seminário Fraudes na Indústria apresentou os conceitos, ameaças e estratégias de prevenção de fraudes cometidas contra a indústria e seus componentes financeiros e de pagamentos.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

Seminário sobre Fraudes na Indústria. Foto: Everton Amaro



Aspectos legais das fraudes corporativas também foram tratados no evento. Outro tema foi a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), sistema que pode ocasionar alguns riscos às empresas, como fraudes e corrupção de arquivos, segundo alerta do presidente da NF e do Brasil – Grupo TAB, Antonio Gesteira.

Paulo Renato Sivieri, da Febraban e Banco do Brasil, revelou como as quadrilhas desviam pagamentos para contas de fachada e como as empresas devem agir para evitar prejuízos

Missão internacional

Em novembro, o Deseg/Fiesp liderou um grupo de empreendedores do setor de segurança empresarial e monitoramento eletrônico durante uma missão realizada em Milão, na Itália.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576499329

Deseg, levam missão empresarial à Feira Sicurezza 2012


A missão teve como objetivo promover o conhecimento de tecnologias e processos em instalações como aeroportos, centros de comando e controle de arenas esportivas, além de promover relações institucionais e empresariais entre profissionais do ramo.

Feira

Em maio, a Fiesp esteve presente com um estande na 15ª edição da International Security Fair (Exposec), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.