imagem google

Retrospectiva 2012 – Fiesp recebe autoridades internacionais e fecha acordos de cooperação que beneficiam indústria brasileira

Federação recebeu e promoveu missões internacionais ao longo do ano e firmou parcerias, além de acordo com o governo de São Paulo para promover o Estado como polo econômico e de negócios da América Latina

Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) recebeu ao longo de 2012 diversas autoridades e personalidades ilustres de várias partes do mundo, interessadas em estabelecer parcerias e fortalecer relações comerciais com o Brasil.

Destaque para a visita de chefes de governo como o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron; do presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy; do  presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, e do príncipe de Orange, Willem-Alexander, além da série de encontros para estreitar relações com o governo e empresários da República Argentina.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

Paulo Skaf e Geraldo Alckmin. Foto: Junior Ruiz

Alguns dos encontros resultaram em acordos de cooperação internacionais. Entre eles: o memorando de entendimento em cooperação empresarial com a Austrália; o memorando de entendimento com o governo esloveno; o protocolo de intenções em assuntos internacionais com o governo do Estado de São Paulo; o memorando para cooperação em biotecnologia com o governo de Illinois (EUA); e os acordos de cooperação em Serviços e Coalizão Brasileira para a Liberalização de Serviços com o Reino Unido.

Veja um resumo de 2012:

Reino Unido

(640x440)David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido. Foto: Ayrton Vignola

David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, discursa em encontro com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o 1º vice-presidente da entidade, Benjamin Steinbruch, autoridades britânicas e empresários

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, em setembro, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, incluiu a Fiesp em sua agenda de compromissos e, em encontro com o presidente Paulo Skaf, afirmou: ‘Estou aqui para encorajar o investimento do Reino Unido no Brasil’. Skaf respondeu que a Fiesp não defende protecionismo, mas recuperação da competitividade e entregou ao primeiro-ministro a medalha Ordem do Mérito Industrial. A passagem de Cameron pela Fiesp terminou com uma rápida passagem pelo Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, onde ele conferiu alguns dos quadros da exposição “Observadores: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até hoje”. Veja os principais momentos da visita de Cameron no infográfico.

Espanha

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

Da esq. p/ dir.: O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab

Em junho, o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, esteve na Fiesp e reforçou a necessidade de aproximação, lembrando que o Brasil é o segundo país do mundo em que a Espanha mais investe. Paulo Skaf ressaltou que considerava a visita como “um divisor de águas” nas relações comerciais entre Brasil e Espanha e colocou a Fiesp “à inteira disposição para ajudar nas relações entre os dois países”. Presente ao encontro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, chamou a atenção para a necessidade de mostrar aos empresários espanhóis a série de oportunidades existentes no Brasil.

México

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

Paulo Skaf, Enrique Peña Nieto e Benjamin Steinbruch durante reunião com empresários na sede da Fiesp

Eleito em julho deste ano, Enrique Peña Nieto escolheu a Fiesp para seu primeiro compromisso oficial como presidente eleito do México. Na ocasião, ele declarou intenção de ampliar integração comercial com o Brasil. Paulo Skaf disse que o México é impulsionado pela indústria, que cresce porque país tem competitividade.

Itália

Marta Dassú, Gian Mario Spacca e Paulo Skaf assinam carta de intenções entre Brasil e Itália

Marta Dassú, Gian Mario Spacca e Paulo Skaf assinam carta de intenções entre Brasil e Itália

Fórum Econômico Brasil-Itália, realizado em maio na Fiesp, apresentou o mercado brasileiro aos empresários italianos e contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. Na ocasião, Paulo Skaf, assinou uma carta de intenções entre a entidade e a região Marche, unidade territorial da Itália central, com 1,5 milhão de habitantes.

Em setembro, a Skaf recebeu a visita do ministro do Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Transportes da Itália, Corrado Passera, que declarou querer mais investimentos de empresas brasileiras na Itália. “Temos que fazer o fluxo de comércio aumentar”, assinalou Paulo Skaf na ocasião, recordando que o industrial Francisco Matarazzo, primeiro presidente da entidade, era italiano. “A história desta casa tem muita afinidade com a Itália”.

Holanda

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

Príncipe de Orange, Willem-Alexander, e o 2º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto. Foto: Helcio Nagamine

Em novembro, a Fiesp recebeu o Príncipe de Orange, Willem-Alexander, que liderou uma delegação da Holanda com o objetivo de fortalecer as relações comerciais com o Brasil em setores como a agricultura.

EUA

Em setembro, o novo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins, visitou a sede da federação e agradeceu a parceria da entidade com o consulado americano durante o ano de 2012.

No mês anterior, em junho, o então embaixador norte-americano Thomas A. Shannon, esteve na federação para participar do Fórum Brasil-Estados Unidos e concordou em perseguir uma agenda que priorize o tema inovação tecnológica na relação entre os dois países.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

O embaixador norte-americano Thomas A. Shannon, durante Fórum Brasil-EUA, na Fiesp

“Da mesma maneira que devemos reinventar a relação Brasil-EUA em áreas de comércio, também temos de repensar em relação à área de tecnologia. A relação deve ser colaborativa, temos que pensar em acordos que vão facilitar a transferência de tecnologia”, disse Shannon.

Em julho, Paulo Skaf recebeu a visita do governador do Estado norte-americano de Iowa, Terry Branstad, que apresentou os benefícios de investir no Estado. no final de novembro, o prefeito da cidade de Los Angeles (EUA), Antonio Villaraigosa, participou de um encontro com empresários brasileiros na Fiesp.

No mês de fevereiro, a Fiesp, em conjunto com autoridades brasileiras, enviou uma carta aos EUA, acompanhada de um estudo, pedindo, pela quarta vez, que o país seja retirado da lista de atenção do comércio norte-americano.

Cuba

Cumprindo agenda oficial em Havana, em maio, o presidente da Fiesp reuniu-se com duas autoridades cubanas: Antonio Luis Carricarte Corona, primeiro vice-ministro de Comércio Exterior, e Ricardo Cabrisas Ruíz, vice-presidente do Conselho de Ministros. Também se encontrou com empresários locais, a fim de estreitar relações comerciais entre os dois países.


Em outubro, foi a vez do ministro de Comércio Exterior e Investimentos de Cuba, Rodrigo Malmierca, vir à sede da Fiesp, acompanhado por empresários e autoridades de seu país. Durante os dois dias de missão, a comitiva cubana reuniu-se com empresários brasileiros para falar de negócios na área de energia e no setor biofarmacêutico. Neste último caso, com a finalidade de identificar canais de comunicação, ampliar parcerias bilaterais no desenvolvimento de novos produtos e estabelecer cooperação entre laboratórios dos dois países.

China

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576500341

Embaixador Rubens Barbosa, presidente do Coscex

A Fiesp e a Universidade de São Paulo (USP) realizaram, em setembro, o seminário A Competitividade Industrial Chinesa no Século 21, durante o qual o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da entidade, afirmou que a economia brasileira sofre com redução de demanda chinesa. Dois meses depois, a Fiesp sediou o seminário Mercado Foco China e recebeu uma missão chinesa, que veio em busca parcerias e investimentos no setor de agronegócio.

E-cool

Visando atender às necessidades das indústrias e de quem usa os meios digitais, a Fiesp lançou, em outubro,  a nova versão do Certificado de Origem on-line, com a implementação de assinatura digital – recurso que deixa o processo de exportação mais ágil, prático e seguro. Clique aqui para entender as mudanças.

Personalidades

Também passaram pela sede da Fiesp em 2012 personalidades de várias nações. Entre eles: