imagem google

Retrospectiva 2012 – Confira as ações e os investimentos em educação ao longo do ano

Inaugurações de escolas, lançamento de duas editoras, criação de projetos voltados a gestores e educadores, parceria com a universidade Sorbonne, exposições, concertos, torneios e premiações estudantis marcaram o ano em que o Senai-SP comemora seus 70 anos de existência

Agência Indusnet Fiesp 

Educação que transforma

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Inauguração escola do Sesi Santa Rita do Passa Quatro. Foto: Junior Ruiz

Em 2012, a indústria paulista ampliou os investimentos na construção e modernização de unidades de ensino do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), além de garantir cursos de capacitação para os educadores. 

Reiterando o compromisso da indústria paulista com a educação e a propagação do ensino de excelência no Estado de São Paulo, o Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), inaugurou sete novas escolas do Sesi-SP, que atendem estudantes do Ensino Regular e Educação de Jovens Adultos.

As novas unidades de ensino são dotadas de modernos laboratórios de ciência, química e biológicas, ciências físicas, ciências e tecnologia, informática educacional, biblioteca com acervo atualizado, quadra esportiva, áreas de convivência e ambientes administrativos e pedagógicos.

Veja aqui uma seleção de imagens das escolas inauguradas.

Bienal do livro

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Estande da Editora Senai-SP na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Em 2012, o Sesi-SP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) lançaram editoras próprias na 22º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o maior encontro literário da América Latina.

Em 10 dias de evento (de 9 a 19 de agosto, no Anhembi, na capital paulista), o estande das editoras realizou: 25 lançamentos de livros, revistas e cadernos didáticos, dois lançamentos de DVDs; 13 palestras e mesas de debate; e nove atividades culturais, entre concertos da Filarmônica do Senai, apresentações teatrais, leituras dramáticas, entre outras.

O Senai-SP também levou para o evento duas unidades móveis de nanotecnologia: salas de aula com design inovador e equipadas com o que há de mais novo em microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia. Nelas, o visitante pôde assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanociência e nanotecnologia.

Capacitação profissional

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Lançamento do Proeducador do Senai-SP. Foto: Junior Ruiz

Para ampliar a qualidade do ensino técnico oferecido pelo Senai-SP, Paulo Skaf anunciou em outubro o lançamento do Proeducador, iniciativa inédita de formação e aperfeiçoamento, que beneficiará,  em sua primeira fase, 3.200 docentes em todo o Estado de São Paulo, proporcionando benefícios direto em todos os setores produtivos da indústria.

Além disso, a Fiesp, em parceria com a Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), lançou o Curso de Especialização Lato Senso MBA em Gestão Empreendedora – Educação, e os governos dos Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, que tem como objetivo melhorar a qualificação profissional dos gestores de escolas públicas de educação básica dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.  A iniciativa beneficiará cerca de 4.400 professores.

Em novembro, em Paris, Skaf assinou um acordo de cooperação com a Universidade de Sorbonne, da capital francesa, visando a criação de uma cátedra intitulada “Globalização e mundo emergente Fiesp-Sorbonne”, que inclui treinamento e capacitação de pessoas; cooperação científica, técnica e consultiva; e atividades de grande visibilidade institucional.

Heróis do Futuro

Alunos do Sesi Igaraçu do Tiête, vencedores na categoria escolar Sesi/Senai-SP, comemoram ao lado do presidente das entidades, Paulo Skaf

Alunos do Sesi Igaraçu do Tiête, vencedores na categoria escolar Sesi/Senai-SP. Foto: Everton Amaro

Os alunos do Sesi Igaraçu do Tietê foram os grandes vendedores – categoria escola Sesi/Senai-SP – do concurso Heróis do Futuro. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Humanidade 2012, evento paralelo ao Rio +20, fruto da parceria entre a Fiesp, Sistema Firjan e Fundação Roberto Marinho.

O projeto mobilizou alunos entre 10 e 15 anos, da rede Sesi-Senai dos dois Estados, que participaram de um jogo on-line que incentiva uma reflexão para os desafios de um desenvolvimento sustentável no mundo.

Mundo Senai

MUNDO SENAI 2012. Foto: Mauren Ercolani

Mundo Senai 2012. Foto: Mauren Ercolani

Entre os dias 27 e 29 de setembro, o Senai-SP abriu as portas de 79 unidades de ensino, em todo o Estado de São Paulo, para edição do Mundo Senai. Neste período, as instituições de ensino realizaram visitas monitoradas e atividades especiais dedicadas aos estudantes, trabalhadores e a comunidade, com o intuito de apresentar as atividades educacionais e serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pela instituição. Veja aqui o infográfico com os resultados do Mundo Senai.

Olimpíada do Conhecimento

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

São Paulo é o grande vencedor da Olimpíada do Conheicmento 2012. Foto: Everton Amaro

O Senai-SP foi o grande vencedor da 7ª edição da Olímpiada do Conhecimento. A equipe, formada por 71 alunos, conquistou medalhas em diversas categorias. Destas, 25 foram de ouro nas modalidades que contam pontos para a classificação geral.

O evento, realizado no período de 12 a 18 de novembro, reuniu 640 estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, que competiram em 50 ocupações indústrias e quatro do setor de serviços. Nesta edição, 36 participantes concorreram em modalidades para pessoas com deficiência.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Dilma Rousseff, Gilberto Kassab, Walter Vicioni, Paulo Skaf e Fernando Pimentel. Foto: Junior Ruiz

Durante as competições, a presidente Dilma Rousseff visitou as instalações no Anhembi, onde foi recebida pelo presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, e, acompanhada por ele, assistiu a uma simulação de robôs no torneio de Robótica do Sesi, além da demonstração da área de construção civil da Olimpíada do Conhecimento em uma sala fechada que simulava com projeção uma linha de produção. No final, em cerimônia com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab, entre outras autoridades, Dilma assinou um memorando oficializando a cidade de São Paulo como anfitriã da competição internacional WordSkills.

No mesmo período, Brasil conquistou o primeiro lugar no World Skills Americas 2012, com 26 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. A comitiva contou com participação de 12 alunos do Senai-SP.

Torneio de Robótica

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Torneio de Robotica. Foto :Mário Castello

Durante os meses de novembro e dezembro, cerca de 1.200 competidores de 150 escolas do Sesi-SP participaram da 4ª edição do Torneio de Robótica – torneio voltado aos estudantes dos ensinos fundamentais I e II do Sesi-SP. As 34 equipes com as melhores colocações nas oito seletivas classificam-se para Etapa Estadual da competição. Destas, oito equipes são classificadas para Etapa Nacional, que acontece no mês de dezembro.

Destaques da última edição do torneio nacional, três equipes do Sesi-SP garantiram vagas na disputa de torneios internacionais, realizados nos Estados Unidos e Alemanha.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498707

Exposição Senai 70 anos na estação República do metrô, em São Paulo. Foto: Egberto Alves

Senai 70 anos

Em comemoração ao 70º aniversário do Senai-SP, a instituição organizou uma exposição com painéis fotográficos na estação República do Metrô,  que apresentou em ordem cronológica a história  da mais destacada agência de formação profissional brasileira, criada em 22 de janeiro de 1942.