imagem google

Retrospectiva 2012 – Ano de fortalecimento setorial


Fim da Guerra dos Portos e lançamento do Nagi PG foram alguns dos destaques do ano

Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576502385

Lançamento do Nagi PG.

No âmbito das cadeias produtivas, o lançamento do Programa Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás (Nagi PG) foi uma das mais relevantes ações da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) para fortalecer a indústria.

Desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o programa tem o objetivo de capacitar cerca de 400 pequenas e médias indústrias da cadeia de petróleo e gás até 2014.

O Nagi PF mereceu a atenção da imprensa e foi destaque no caderno de negócios e carreiras da Folha .Notícias

Ao longo de 2012, o combate incisivo às importações predatórias e o investimento em parceria para capacitação profissional dos mais variados segmentos da indústria paulista nortearam a ação da Fiesp.

A bem-sucedida campanha da Fiesp pelo fim da Guerra dos Portos, uma luta que começou em junho de 2011, culminou com a aprovação da Resolução 72 no Senado, que  unifica em 4% a alíquota do imposto de importação a partir de 2013, vedando incentivos fiscais a produtos de outros países que afetam diversas cadeias ´produtivas.

Entre as medidas positivas conquistadas pela Fiesp está a prorrogação, até 31/12, pelo governo do Estado, de incentivos fiscais, beneficiando mais de 58 mil empresas paulistas, como instrumentos musicais, produtos de higiene e vinho.

Reivindicação

Aproveitando a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na Fiesp, para a assinatura de um  protocolo de intenções em assuntos internacionais, o presidente da entidade, Paulo Skaf, pediu ao chefe do executivo paulista a ampliação em 60 dias do prazo para recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outros pleitos na área tributária.

Capacitação profissional

Em janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP)  e a GE Healthcare assinaram um convênio de cooperação técnica para estimular a capacitação profissional na área de manutenção de equipamentos biomédicos.