imagem google

Retrospectiva 2012 – Ano de conquistas e de realizações no Sesi-SP

Veja a trajetória das equipes esportivas ao longo do ano

Agência Indusnet Fiesp

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) acredita que o esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e educacional e, por isso, investe na formação de novos talentos do esporte brasileiro. Os resultados não podiam ser diferentes. Em 2012, os 611 atletas da equipe de rendimento do Sesi-SP, divididos em nove modalidades esportivas, conquistaram títulos nacionais e internacionais.

Inspirados pelo bom exemplo dos atletas da indústria paulista, os alunos da instituição e crianças e jovens da comunidade decidiram dar os primeiros passos na prática esportiva por meio do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, que neste ano atendeu 58.644 crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos, em todo o Estado de São Paulo.

Jogos Olímpicos 2012

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Os atletas Murilo, Sidao e Serginho

Talentos do voleibol brasileiro, os jogadores da equipe de vôlei masculino do Sesi-SP Murilo, Serginho e Sidão  e as atletas do time feminino Dani Lins, Fabiana e Tandara foram convocados pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para representar o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.

Durante a etapa de preparação, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) escolheu o ginásio do Sesi Vila Leopoldina para um breve período de treino da seleção brasileira masculina de vôlei. A equipe masculina da Austrália também utilizou as instalações da Vila Leopoldina para a etapa final de treinamentos e, antes de seguir para os Jogos Olímpicos, fez três amistosos com o Sesi-SP.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Seleção brasileira de vôlei feminino é ouro nas Olimpíadas de Londres


Em Londres, os atletas do Sesi-SP fizeram bonito durante a disputa do Jogos Olímpicos. Entre os destaques, a levantadora da indústria paulista Dani Lins foi peça importante para a conquista da vaga na final das Olimpíadas. Em partida eletrizante, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro, após derrotar o time norte-americano.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Seleção brasileira feminina de vôlei desfila em carreata pelas ruas de SP


A festa, que começou em Londres, prosseguiu nas ruas da capital paulista onde as medalhistas olímpicas participaram de uma carreata e receberam o carinho da torcida. Apesar do cansaço de mais de 12 horas de viagem, as jogadoras do Sesi-SP, Fabiana e Tandara visitaram a sede da Fiesp, onde foram homenageadas pelo presidente Paulo Skaf.

Já a seleção masculina ficou com a prata, após a derrota no tie break para equipe da Rússia. Na volta ao Brasil, os atletas também passaram pela Fiesp e foram recebidos pelo presidente Paulo Skaf, e depois receberam uma homenagem dos alunos da unidade do Sesi Vila Leopoldina.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Paulo Skaf e atletas do vôlei do Sesi-SP, medalhistas olímpicos



Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

O atleta do Sesi-SP, Reinaldo Colucci, ao centro. Foto: Valterci Santos/AGIF/COB

O triatleta Reinaldo Colucci foi outro que participou dos Jogos de Londres. Considerado um dos grandes nomes da modalidade esportiva, antes de viajar, Colucci foi recebido por Paulo Skaf, que desejou boa sorte ao atleta.

No Hyde Park, Colucci foi o brasileiro mais bem colocado na prova de triatlo masculino, terminando a competição na 36º colocação, com o tempo de 1h50m59.


Jogos Paralímpicos 2012

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Atleta do Sesi-SP Janaina Cunha foi a maior pontuadora da partida, com 17 finalizações . Foto: Guilherme Taboada/CPB/Divulgação

Seguindo a meta de desenvolver o esporte no Brasil formando atletas em diversas modalidades, o Sesi-SP teve 10 atletas convocados para os Jogos Paralímpicos de Londres. Também se juntaram a eles o técnico do vôlei sentado feminino, Ronaldo Gonçalves de Oliveira, e seu assistente técnico, Celio César Mediato.

Base da seleção feminina de vôlei sentado, as atletas do Sesi-SP encerraram a competição na 5º posição, um feito inédito na história da modalidade esportiva no país. Convocado para seleção masculina de vôlei sentado, o atleta Carlos Eduardo e os demais jogadores do time brasileiro foram eliminados nas quartas de final da competição.

Vôlei masculino


Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Sesi-SP conquistou seu quarto título consecutivo na Copa São Paulo


Com os reforços do oposto Lorena, do ponteiro Cléber, do levantador Everaldo, do central Éder e do ponteiro Tiago Wesz (Mão),  o time de vôlei masculino começou a temporada 2012/13 com a conquista do tetracampeonato da Copa São Paulo e o tricampeonato paulista, títulos muito comemorados pela torcida e pelo presidente da instituição, Paulo Skaf, que ofereceu um jantar em homenagem ao time vitorioso do técnico Giovane Gávio.

Vôlei feminino


Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Equipe comemora o título com troféu e medalhas ao lado do presidente do Sesi-SP e da Fiesp, Paulo Skaf

Com o time renovado, a equipe de vôlei feminino do Sesi-SP comemorou a conquista do seu primeiro título: a Copa São Paulo. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ofereceu um jantar especial para toda a equipe e a comissão técnica.

Após a conquista do ouro olímpico, a central Fabiana foi condecorada com o prêmio Brasileiros do Ano 2012, categoria esporte. O troféu foi entregue pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Talentos do esporte

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Ellen Furtado garantiu a medalha de prata na categoria acima de 70 kg

Promessas do judô brasileiro, os atletas Hugo Praxedes (categoria +90 Kg) e Ellen Furtado (categoria + 70 Kg) conquistaram, respectivamente, medalha de ouro e de prata no Pan-Americano realizado em Cali, na Colômbia.

Gustavo Guimarães (o Grummy), uma das estrelas do polo aquático do Sesi-SP,  foi homenageado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) depois de ser eleito MVP (melhor jogador) do Pan-Americano Junior 2012, competição vencida pelo Brasil, em Montreal, Canadá.

Outra atleta do Sesi-SP, Laís Nunes, conquistou o tricampeonato pan-Americano de luta olímpica, na Guatemala, e a medalha de ouro no campeonato sul-americano, realizado em Lima, no Peru.

Troféu José Finkel

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Paulo Skaf (Fiesp) e Coaracy Nunes Filho (CBDA) entregam medalhas no Troféu José Finkel

Palco dos principais jogos de vôlei do Sesi-SP, o elogiado complexo aquático da Vila Leopoldina recebeu entre os dias 20 e 25 de agosto um grande evento: o 41º Troféu José Finkel de Natação (Brasileiro Absoluto de Inverno). O torneio contou com a participação de grandes estrelas da natação brasileira, como o medalhista olímpico Cesar Cielo e jovens talentos da modalidade esportiva. O Sesi-SP terminou a competição no 11º lugar geral. O campeão do torneio foi a equipe do Minas Tênis Clube.

Virada esportiva

No mês de julho, o prédio da Fiesp foi o palco de uma atividade esportiva nada convencional: um rapel feito por seis pessoas na fachada de 60 metros de altura. O evento divulgou a 6ª edição do projeto Virada Esportiva, iniciativa apoiada pelo Sesi-SP. Na ocasião, os atletas da equipe de bocha paralímpica do Sesi-SP fizeram uma demonstração da modalidade esportiva.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Partida reuniu equipe de vôlei masculino paralímpica do Sesi-SP e nomes como Montanaro (gestor do vôlei), Giovane Gávio (técnico da equipe masculina) e Talmo de Oliveira (técnico da equipe feminina).

Além disso, os medalhistas olímpicos e técnicos do Sesi-SP Giovane Gávio e Talmo de Oliveira participaram do jogo-exibição entre as equipes de vôlei masculino profissional e paralímpico, onde foram aplicadas as regras do vôlei sentado.

Programa esportivo de vela

Entusiasta do esporte brasileiro, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, lançou em junho o programa esportivo de vela para criança, com idade entre 6 e 17 anos, no litoral norte de São Paulo, que começam o aprendizado à pratica esportiva na categoria Optimist. Veja aqui as imagens do evento.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Mais de 8 mil pedalaram em SP. Foto de divulgação

Bike tour

Em comemoração ao aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo, a Fiesp apoiou a Edição 2012 do World Bike Tour São Paulo, que reuniu mais de oito mil pessoas para um circuito de 11 quilômetros – da ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) até a portaria 14 da Cidade Universitária (USP). Além disso, a Fiesp sediou o VI Seminário Internacional – Saúde, Esporte e Ação Social, promovido pela World Bike Tour.

Try Rugby

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576504656

Lançamento projeto Try Rugby SP

Em setembro, o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, anunciou o lançamento do projeto Try Rugby-SP: iniciativa inédita que promove o intercâmbio, esportivo e cultural entre os técnicos britânicos, funcionários do Sesi-SP e alunos da instituição. O projeto é resultado da parceria entre a instituição, o British Council e a Premiership Rugby, a liga do esporte na Inglaterra e acontece em 12 unidades do Sesi-SP no Estado de São Paulo, beneficiando mais de 10 mil crianças e jovens.