Retrospectiva 2012 – Ações para incentivar a pequena e média indústria
Fórum de Empreendedorismo Social, II Concurso de Negócios CJE & Anjos do Brasil e Pocket Jovem Empreendedor 2012 estão entre os eventos que marcaram o ano de 2012 para os segmentos empreendedores da Fiesp
Agência Indusnet Fiesp
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor industrial, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do seu Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi), promoveu uma série de iniciativas ao longo de 2012.
Destaque para a realização do primeiro Programa Caixa Melhor Crédito, em junho, e do VII Congresso da Micro e Pequena Indústria, em outubro.
Em junho, a Fiesp e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Caixa, promoveram o Programa Caixa Melhor Crédito, destinado a empresários e dirigentes da indústria paulista.

Programa Caixa Melhor Crédito. Foto: Helcio Nagamine
“A economia precisa ser irrigada com um crédito que realmente ajude e alavanque o emprego, o desenvolvimento do país e dos setores produtivos”, destacou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, na ocasião.
O evento contou com a participação de Dario Castro de Araújo, superintendente Nacional de Micro e Pequena Empresa, que apresentou as linhas de crédito do banco.
O VII Congresso da Micro e Pequena Indústria, em outubro, teve como destaques a assinatura um acordo entre Fiesp e a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP).
O termo de cooperação foi assinado pelo 2º vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, representando o presidente da entidade, Paulo Skaf, pelo diretor-titular do Dempi, Milton Bogus e pelo presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

Milton Bogus, diretor do Dempi/Fiesp, assina termo de cooperação. Foto: Everton Amaro
O evento foi marcado ainda pela divulgação do estudo inédito Indicadores da Micro e Pequena Indústria, desenvolvido em conjunto por Fiesp e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
A pesquisa, que apontou um crescimento de 2,6% no faturamento real das micro e pequenas no 1º semestre de 2012, informa Sebrae-SP traz um panorama da evolução do faturamento destas empresas, postos de trabalhos gerados, estimativa de receita gerada, e uma radiografia do setor apontando os segmentos da indústria que concentram a maior quantidade de micro e pequenas empresas.

Sala de crédito, no VII Congresso da Micro e Pequena Indústria. Foto: Helcio Nagamine
O evento teve painéis sobre inovação, gestão de recursos humanos, mídias digitais e um talk show com representantes de empresas bem-sucedidas, além de espaços para os empresários dialogarem com universidades e instituições financeiras.
Feiras
A Fiesp participou ainda com estandes de diversos eventos. Entre eles, a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos, e a Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar – as duas realizadas no Expo Center Norte.
Além de palestras, destaque para a Sala de Crédito, ação em que são apresentadas as melhores linhas e formas de financiamento a longo prazo, melhorando também o acesso dos empresários das micro, pequenas e médias empresas junto aos principais agentes financeiros, facilitando a comunicação entre os dois lados.
Entrevista
Em novembro, o diretor Milton Bogus, titular do Dempi/Fiesp, concedeu entrevista ao Canal do Empresário, site da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). Bogus falou sobre os serviços prestados pela Fiesp às pequenas e médias indústrias em todo o estado. Entre eles, a Sala de Crédito e a série de cursos, palestras e rodadas de negócios no Brasil e no exterior.
Energia a Preço Justo

Energia a preço justo. Foto: Divulgação
A principal conquista da Fiesp para as pequenas e médias indústrias, no entanto, foi a decisão do Congresso Nacional, que aprovou o projeto de lei que reduz o preço da conta de luz para todos os brasileiros. O desfecho é resultado direto da campanha Energia a Preço Justo, mobilização da Fiesp e do Ciesp inserida no esforço para aumentar a competitividade do país.