Rally da Pecuária: vencedores da premiação em 2014 são apresentados na Fiesp
Selecionados em cinco categorias foram anunciados em evento na sede da federação, na noite desta quarta-feira (04/06)
Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp
O Rally da Pecuária anunciou, na noite desta quarta-feira (04/06), em solenidade realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os vencedores da edição 2014 da premiação.
Confira a seguir a relação de premiados.
Excelência Zootécnica
Na categoria Excelência Zootécnica, o vencedor foi Cláudio Fernandes Braga, da fazenda Conforto, localizada em Nova Crixás, no estado de Goiás.
A propriedade, de 9 mil hectares e lotação permanente de 23 mil cabeças em recria e engorda, é a primeira no Brasil a implantar o floculador de grãos. Além disso, já trabalha com software de gerenciamento de rastreabilidade bovina, sistema de pestejo rotacionado irrigado via pivô central e sistema de pestejo rotacionado em sequeiro.
Manejo de Pastagens
Na categoria Manejo de Pastagens, o vencedor foi Eire Enio de Freitas, proprietário da fazenda Medalha Milagrosa, em Prata, Minas Gerais. Freitas optou pela integração lavoura e pecuária, trabalhando em áreas já abertas com produtividade e qualidade.
A fazenda opera em um área de 617 hectares para pastagens, dos quais 70% são fertilizados anualmente, com 3,2 cabeças de gado por hectare, produzindo entre 6 e 7 mil litros de leite por dia.
Pecuarista do Ano
Diogo de Castilho Neto, proprietário da fazenda Tabapaju, em Sales, São Paulo, recebeu o prêmio de melhor pecuarista de 2014 do Rally da Pecuária. Neto opera com 4,6 cabeças por hectare ao ano em média, utilizando sistema de recria e engorda, integrando pastagens bem manejadas e programas de suplementação a pasto.
Na área fertilizada, em torno de 150 hectares, a fazenda mantém 22,8 cabeças por hectare. Nessa área, a estimativa é de produtividade de 96 arrobas por hectare/ano.
Prêmio “Régis Alimadro” de Jornalismo
A vencedora do prêmio dedicado à imprensa especializada foi Suzana Inhesta, da Agência Estado.
Homenagem ‘in memorian’ a Gustavo Silva Camarotti
O engenheiro agrônomo Gustavo Silva Camarotti, falecido em dezembro de 2012, foi homenageado na solenidade pelos serviços prestados e pela contribuição para a criação de metodologias de análise de campo que hoje são referência no mercado pecuário.
Os familiares do homenageado, Tereza e Luis Camarotti, receberam a honraria.
Prêmio Gustavo Camarotti – Jovem Talento da Pecuária
O vencedor da primeira edição do prêmio, cujo objetivo é reconhecer a atuação de novos talentos do setor, foi Rosler Dallamaria, de apenas 23 anos.

Dallamaria: novo talento da pecuária reconhecido. Foto: Everton Amaro/Fiesp
Dallamaria é o proprietário de duas fazendas no norte do Mato Grosso do Sul, as quais, somadas, possuem área de 16 mil hectares de pastagens, dos quais seis mil são corrigidos e fertilizados ao ano.
A ocupação, nas duas propriedades somadas, é de 23 cabeças por hectare, com produtividade de 10,6 arrobas por hectare/ano.