imagem google

Projetos inéditos marcam 11ª edição do File no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso

File Prix Lux e File Pai são os diferenciais do evento, que conta com a parceria do Sesi-SP, Santander Cultural e Ministério da Cultura

Agência Indusnet Fiesp,

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), maior acontecimento do gênero no Brasil e na América Latina, há onze anos insere o Brasil no contexto mundial da arte e tecnologia.

Trata-se de uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, além ser um indicador da pluralidade desta linguagem no mundo contemporâneo.

Em 2010, o File realiza duas conquistas: o File Prix Lux e o File Pai. Em sua 11ª edição, o Festival acontece em São Paulo, até o dia 29 de agosto, e envolve toda a cidade com apresentações em diversos locais com acesso gratuito.

  • A programação deste ano traz ZEE , de Kurt Hentschläger, performance de efeito lisérgico gerado pela frequência da luz em que as pessoas viajam em imagens psicodélicas produzidas pela própria mente.
  • O Festival também produz e lança a obra do brasileiro Vanderlei Lucentini, intitulada Omnibusonia Paulista, uma sinfonia interativa inédita criada especialmente para a ser exibida na Avenida Paulista.
  • Orquestra do Coração, Heartchamberorchestra, dos finlandeses Erich Berger & Peter Votava, que executa partituras que variam de acordo com a pulsação do coração dos músicos em cena está na programação.

O File ainda mostra Chase, o grafite eletrônico móvel dos desenhos animados de Tom e Jerry, da artista americana Karolina Sobecka.

Confira aqui todos os detalhes do evento

O Prêmio File Prix Lux – prêmio internacional destinado a profissionais na área das linguagens eletrônicas e digitais – é uma iniciativa inédita na América Latina que valoriza a arte do século XXI, viabilizada pela primeira vez pelo Santander por meio da Lei Rouanet de incentivo à Cultura.

Concebido para complementar as ações do File, o prêmio recebeu 1.235 inscrições de 44 países. Destes, 90 foram indicados para concorrer em três categorias.

Por meio da parceria Santander Cultural e File, foi identificada a importância de um prêmio para valorizar a produção de novas mídias, mas principalmente a difusão e inclusão digital do país nos novos meios digitais.

As etapas de votação popular foram criadas e contaram com a participação de gestão do Santander Cultural. As votações ocorreram nas unidades culturais em Porto Alegre e Recife, além do Sesi e da Casa Laura Alvim, no Rio de Janeiro, com participação de mais de seis mil pessoas.


Arte interativa

File Pai (Paulista Avenida Interativa ou Arte Pública Interativa) é um projeto de arte pública que ocupa vários espaços da Avenida Paulista com obras interativas.

O público pode conferir o File Pai nos seguintes locais: Espaço Fiesp, Instituto Cervantes, Conjunto Nacional, Masp, Livraria Fnac, estações da linha verde do metrô, ônibus circulando pela avenida, projeções interativas e carro com grafite eletrônico móvel.

Serviço
Entrada franca para toda a programação
File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (exposição)
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Endereço: Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Período: de 27 de julho a 29 de agosto de 2010. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h. Segundas-feiras, das 11h às 20h. Domingos, das 10h às 19h
Informações:  tels. (11) 3146-7405 / 7406
Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, e das 14h às 17h, pelo telefone 3146-7396, falar com Leni
Recomendação etária: livre

File Pai
Local 1: Espaço Fiesp- Av. Paulista 1313
Datas e horários: de 27 de julho a 29 de agosto de 2010 – de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, às segundas-feiras, das 11h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h. Sessões a cada 30 minutos para no máximo 10 pessoas.