imagem google

Programa Diálogos com Autoridades Públicas vai à Receita Federal do Recife

Iniciativa da Fiesp visa auxiliar autoridades públicas na identificação de produtos pirateados e no combate às práticas ilegais de comércio

Emilse Bentson, Agência Indusnet Fiesp

A Receita Federal do Recife é o próximo destino do programa Diálogos com Autoridades Públicas, realizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp.

A visita está programada para o dia 16 de agosto (terça-feira), com a participação de servidores da Alfândega de Suape, Inspetoria de Recife, Alfândega do Aeroporto de Recife, Secretaria da Fazenda de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e Polícia Federal.

O programa Diálogos com Autoridades Públicas consiste na realização de visitas a portos, aeroportos e pontos de fronteira brasileiros, com a finalidade de reunir o poder público e a sociedade civil organizada em torno do combate à ilegalidade e à pirataria.

A Fiesp promove esses encontros desde 2006, com o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB), do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (do Ministério da Justiça) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em formato de seminário, cada evento envolve os principais órgãos públicos responsáveis por fiscalizar o comércio exterior, além de sindicatos filiados à Fiesp e de outros representantes da iniciativa privada.

Durante um dia inteiro, os palestrantes apresentam os problemas enfrentados pelos diversos segmentos da economia nacional, a legislação específica de cada setor, a forma de atuação dos criminosos e, principalmente, os aspectos técnicos de cada indústria para auxiliar a identificação de práticas desleais.

Em julho último, o Programa Diálogos com Autoridades Públicas esteve na Receita Federal de Uruguaiana (RS), na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Ainda este ano, pretende visitar os seguintes portos e pontos de fronteira: Corumbá/MS (25/08), Rio de Janeiro/RJ (14/09), Porto Alegre/RS, Foz do Iguaçu/PR, São Francisco do Sul/SC e Imbituba/SC.

Serviço
Evento: Diálogos com Autoridades Públicas em Recife
Data: 16 de agosto de 2011, terça-feira / Dia inteiro
Endereço: Aeroporto Internacional dos Guararapes – Praça Senador Salgado Filho, s/nº – Imbiribeira – Recife-PE

Mais informações:
Área de Defesa Comercial (Derex/Fiesp)
Abrão Árabe Neto, tel. (11) 3549-4483
Carolina Cover, tel. (11) 3549-4221