imagem google

Primeiro-ministro do Reino Unido visita exposição ‘Observadores’ no Centro Cultural Fiesp

Ao final de sua visita pela sede da Fiesp, Cameron viu fotografias da mostra que retrata a cena britânica desde 1930 até hoje

Juan Saavedra e Talita Camargo, Agência Indusnet Fiesp

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, encerrou sua visita à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com uma rápida passagem pelo Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, onde viu alguns dos quadros da exposição “Observadores: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até hoje”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560806916

Paulo Skaf, David Cameron e João Kulcsár, curador brasileiro da exposição 'Observadores'. Foto: Everton Amaro

Acompanhado pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e por sua comitiva, Cameron teve como guia o curador brasileiro da mostra, João Kulcsár, que, em inglês, apresentou alguns dos detalhes das fotografias.

“Muito boa a exposição”, resumiu Cameron ao final. De acordo com Kulcsár, o primeiro-ministro disse ter morado perto de um dos lugares retratados na mostra.

A exposição

A exibição é focada na tradição da prática documental presente na fotografia produzida no Reino Unido. Além de revelar quase um século da cena britânica com imagens captadas nos universos analógicos e digitais, a mostra retrata uma época que viu o nascimento da televisão, do cinema falado e da circulação em massa de jornais e revistas.

A exposição teve seu título inspirado no projeto Mass Observation, criado, em 1937, pelo antropólogo Tom Harrisson, pelo poeta Charles Madge e pelo cineasta Humphrey Jennings. Eles perceberam, no período entreguerras, que havia uma diferença entre o que se conhecia e a vida real das pessoas comuns da Inglaterra. A proposta foi examinar e documentar de forma antropológica como a classe trabalhadora inglesa vivia, por meio de seus hábitos e costumes e entender, de fato, o que as pessoas estavam fazendo na Grã-Bretanha.

A mostra integra a temporada UK Season – programação de atividades culturais e educativas do Reino Unido no Brasil, que acontece de setembro de 2012 a março de 2013.

Para saber mais sobre a exposição, clique aqui.