imagem google

Preservação dos 30% da Mata Atlântica, na área urbana, foi tema de secretário municipal do Verde e Meio Ambiente

Secretário Eduardo de Castro integrou a reunião de fechamento do ano do Cosema

17/12/2018

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

No encerramento deste ano, na última reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, seu presidente, Walter Lazzarini, agradeceu a parceria de seus conselheiros nos treze anos que esteve à frente do Cosema e por ter aprendido muito com diversos especialistas que integraram as reuniões mensais e a rica troca de informações em todos os encontros ocorridos. O presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, prestigou a reunião.

A reunião contou com a presença de Eduardo de Castro, secretário do Verde e do Meio Ambiente,  que tratou de algumas políticas para o município de São Paulo. Castro sinalizou a dimensão do trabalho da Secretaria: sob sua responsabilidade, encontram-se 106 parques municipais, mais os Parques Augusta e o do Campo de Marte, totalizando 108. “Há uma preocupação com a quantidade de processos, multas ambientais e a prescrição e decadência delas. No passivo da Secretaria, 9.500 processos”, contabilizou. Entre as iniciativas, uma Cartilha com as legislações federal, estadual e municipal a fim de fazer um enquadramento único, segundo o secretário.

Castro também informou aos participantes que foi instalado um Comitê de Arborização. O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMA) aponta que há 30% de preservação da Mata no perímetro urbano, que vem sofrendo com devastação, queimada e invasões e é preciso preservar o que sobrou. “Esses dados se referem às zonas norte e zona sul. As zonas oeste e leste estão totalmente depredadas em termos ambientais. Há invasões de área que acabam sendo loteadas e depois se pede a sua regularização”, pontuou. “Há parques municipais invadidos por 700–800 pessoas, umas 400 famílias e é necessário negociar”, disse, ao externar a preocupação em conter a densidade populacional nos extremos. Esse é um problema macro a ser resolvido e o combate a invasões têm contado com o apoio da Segurança Pública e da Guarda Civil.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1548156755

Cosema contou com presença do presidente da Fiesp/Ciesp, Paulo Skaf, e o secretário do Verde e Meio Ambiente do município, Eduardo Castro. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp