imagem google

Perfil: Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Consea da Fiesp

Agência Indusnet Fiesp,

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560900631

Ruy Altenfelder, presidente do Consea

Ruy Martins Altenfelder Silva é o presidente do Conselho Superior de Estudos Avançados (Consea) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1962, Altenfelder é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e presidente voluntário do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Conselho Diretor do CIEE Nacional, da Academia Paulista de Letras Jurídicas (titular da cadeira nº 54) e da Fundação Nuce e Miguel Reale.

Exerce a vice-presidência do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur) da Fiesp Conselho do Instituto Roberto Simonsen (IRS), do Conselho Consultivo da Aberje, do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina, do Conselho Curador da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Comissão de Direitos Humanos da USP, da Universidade da Academia Paulista de História e da Academia Cristã de Letras e do Conselho de Administração da Mapfre Serviços Financeiros, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), além de atuar como conselheiro da Fundação Péter Murányi.

Foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, na gestão do governador Geraldo Alckmin (2002/2003).

Presidiu o Instituto Brasileiro do Fosfato (Ibrafos), a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Foi superintendente e conselheiro da Fundação Bunge.

Em 2010, foi homenageado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) com a láurea “Personalidade do Ano” em Comunicação Empresarial. É o responsável pelo programa “Diálogo Nacional”, exibido desde 1998, semanalmente, e transmitido pelas operadoras NET e TVA para São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Altenfelder foi condecorado com as medalhas: Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – Ordem de Comendador, conferida pelo Tribunal Superior do Trabalho em 12 de agosto de 1991 e Ordem do Rio Branco – Grau de Comendador, conferida pela Presidência da República em 27 de abril de 1999.

É autor dos livros “Cenários de Esperança”, “O Pressuposto da Ética” eRepensando o Brasil: Ética para todos e Diálogo Nacional: Repensando o Brasil”.

Colabora nos principais jornais brasileiros e de revistas especializadas em assuntos jurídicos e sociais.