imagem google

Perfil: embaixador Rubens Antonio Barbosa, presidente do Coscex da Fiesp

Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1561067725

Embaixador Rubens Barbosa, presidente do Coscex da Fiesp

O embaixador Rubens Antonio Barbosa é o presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com título de mestrado da “London School of Economics and Political Science” (Escola Superior de Ciências Econômicas e Políticas de Londres), em 1971, Rubens Barbosa é consultor de negócios e exerce a presidência de diversos conselhos, como o da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o da empresa CSU CardSystem S.A e o da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

É membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP (Gacint), presidente emérito do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu) e editor responsável da Revista Interesse Nacional.

Foi embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999 e em Washington, de junho de 1999 a março de 2004. Ocupou o cargo de presidente da Associação dos Países Produtores de Café (APPC) em Londres, por cinco anos. Atuou como secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, representante permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi); subsecretário-geral de Integração, Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores e coordenador da Seção Brasileira do Grupo do Mercosul no governo brasileiro e no Ministério das Relações Exteriores.

Escreve regularmente para os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Entre os ensaios e livros de sua autoria, destacam-se: Panorama Visto de Londres – que trata de política externa e econômica–, Integração Econômica da América Latina e The Mercosur Codes, publicados pelo British Institute of International and Comparative Law (Instituto Britânico de Direito Internacional e Comparativo), editor e organizador de O Brasil dos Brasilianistas, Mercosul e a Integração Regional e O Dissenso de Washington.