imagem google

Pequenas empresas ainda não entenderam o valor do RH, segundo consultora

Em palestra na Fiesp, professora Maria do Carmo Colturato falou sobre os desafios dos Recursos Humanos em empresas de pequeno e médio porte

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

A consultora Maria do Carmo Colturato, diretora da Alcalá Consultoria, falou sobre os grandes desafios da área de Recursos Humanos (RH) durante a palestra “Ferramentas de Gestão de RH estratégico nas pequenas e médias empresas”, realizada nesta quarta-feira (17/04) na sede Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1643152137

A professora Maria do Carmo Colturato, da Fipecafi, fala dos desafios para a área de RH nas pequenas empresas. Foto: Everton Amaro/FIESP

O objetivo da palestra, segundo Colturato, era que a audiência descobrisse que o RH deve fazer parte da tomada de decisão das empresas e ter contato direto com os gestores. “O RH é a grande ponte dentro de uma empresa. É esse profissional que a alimenta. As pequenas empresas precisam se atentar para isso“, disse ela, que também é professora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

De acordo com a especialista, grandes corporações já compreenderam a relevância do RH dentro do ambiente empresarial, o que ainda não aconteceu com outras de menor dimensão. “As pequenas empresas sabem que alguma coisa não vai bem, mas, devido ao acúmulo de funções, elas não têm tempo ou conhecimento para dar atenção a tal questão”, contou.

Colturato falou também sobre o papel da Fiesp na promoção e compartilhamento de informação. “Faz parte da missão da Fiesp capacitar as empresas, levar informações e conhecimento, dar estrutura para os profissionais. Defendemos a ideia de que as instituições comecem a transmitir conhecimento para conscientizar as pequenas empresas”, disse.

Visão dos participantes

Márcia Lima, proprietária da empresa Além da Arte, presente ao encontro, concordou com as palavras da professora. “As grandes empresas e médias entenderam a relevância do RH. As pequenas empresas ainda não entenderam que os funcionários são seu grande capital e pouco investem. O investimento em RH resolve boa parte dos problemas de uma empresa”, afirmou.

Para Eliane Sousa, assistente de Recursos Humanos, considerou muito importante a palestra promovida pela Fiesp. “Servirá para alavancar minha carreira. Encontros como o de hoje contribuem para a troca de experiências e para criar uma rede de relacionamentos com profissionais da área, algo que acrescenta bastante”, disse.

Interação Universidade – Empresa

A palestra  “Ferramentas de Gestão de RH estratégico nas pequenas e médias empresas”, ministrada pela professora da Fipecafi é uma das ações do Programa Interação Universidade-Empresa que contempla palestras e cursos ministrados por renomadas instituições de ensino do país.  O programa tem o intuito de prover soluções e ajudar as indústrias no desenvolvimento de uma gestão empresarial mais eficiente.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui.