imagem google

Paulo Skaf inaugura nova escola do Senai-SP, especializada em Biotecnologia

Localizada no Bom Retiro, na capital paulista, a unidade conta com laboratórios de última geração e já está com inscrições abertas para curso técnico gratuito em Biotecnologia

Ana Stella Guisso, Núcleo de Comunicação Senai-SP

“Esse é um sábado especial: estamos inaugurando mais um templo sagrado de conhecimento, mais uma escola que irá preparar pessoas para terem sucesso, a valorizarem o seu trabalho, pessoas que vão construir um novo Brasil”, destaca o presidente da Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, Paulo Skaf, durante a inauguração da nova escola do Senai-SP “Celso Charuri”. A unidade é focada em Biotecnologia, uma das áreas mais estratégicas e portadoras de futuro na economia global. A cerimônia foi realizada no último sábado (20/11), no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

A escola possui laboratórios de última geração e conta com o Instituto Senai de Inovação em Biotecnologia, que atua no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para as indústrias de toda a cadeia produtiva. “Andávamos pelos corredores e dava a sensação de estarmos em uma viagem pelo futuro. Os corredores, os ambientes, os laboratórios, os recursos tecnológicos investidos aqui: tudo é realmente um olhar 100% para o futuro: da humanidade, do Brasil, do mundo”, pontua Skaf.

O novo prédio tem infraestrutura semelhante aos principais centros de estudos de Biotecnologia do mundo. Dentre os laboratórios, destacam-se: Microbiologia, Imunologia, Microscopia, Biologia Molecular, Células Animais, Físico-química e Bioquímica.

Ricardo Terra, diretor regional do Senai-SP, discursou lembrando as palavras de ordem para o Senai-SP do presidente Paulo Skaf em seus 17 anos de gestão da instituição: educação, inovação e tecnologia. “A educação do Senai-SP trazendo modernidade, competência, competitividade para a indústria e, principalmente, um olhar para a nossa sociedade, tão carente e tão necessitada de oportunidades como essa aqui. Inovação e tecnologia para ajudar na transformação da indústria deste país, trazendo novas temáticas e importantes frentes em que o Brasil é muito competitivo, como a Biotecnologia, por conta de nossa biodiversidade”, explica.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638102491

A arquitetura contemporânea e construção sustentável, baseada em princípios de edificação verde, são marcas do prédio da nova escola do Senai-SP, especializada em Biotecnologia, que fica no Bom Retiro, em frente à Marginal Tietê. Fotos: Victor Carrera

Parceria com o Pró-Vida 

A construção foi realizada pela Pró-Vida e Central Geral do Dízimo, em um terreno doado pela Prefeitura de São Paulo, com quase 8 mil m² de área construída. “Essa escola é graças a vontade de pessoas da Pró-Vida, que contribuem voluntariamente, e graças à vontade da indústria de São Paulo. A indústria, através do Senai, equipou toda escola com o que há de mais moderno no mundo. Uma escola de Biotecnologia, uma área de inovação, uma escola que vai formar tecnólogos e vai ter pós-graduação. Isso tudo graças a essa parceria”, comemora Paulo Skaf.

O edifício foi estruturado para ser sustentável com reúso de água, aquecimento com painéis solares, área verde e adaptação funcional e arquitetônica para total inclusão de seus alunos e usuários, estando preparada para receber muito bem a todos. A arquitetura moderna e disruptiva também é marca dessa nova unidade, em que até mesmo os detalhes foram cuidadosamente pensados, como parte da iluminação que remete a uma dupla hélice de DNA nas paredes.

“Uma escola belíssima, moderna, que dado o grau de avançada tecnologia concebida para essa escola, formará importantes profissionais para a ciência, pesquisa e saúde do Brasil. Essa escola será modelo para o nosso país, graças a tudo que estamos vendo na infraestrutura, assim como pela administração e gestão do Senai-SP”, celebra Januário Micelli, representante da Pró-Vida. A escola do Bom Retiro é a quarta unidade construída por meio dessa parceria: a primeira foi em Rafard, as demais – já no mandato do presidente Skaf – estão nos municípios de Sumaré e Guarulhos.

Ricardo Terra agradeceu a parceria com a Pró-Vida, representada por toda a diretoria presente: “o sentimento é de muita alegria, pois essa escola vai transformar muitas vidas”.

Inscrições abertas

A unidade já está com inscrições abertas para o curso técnico gratuito em Biotecnologia. São 40 vagas para o período da tarde e 40 para noite, sendo a carga horária total de 1.200 horas (três semestres). Para o período da tarde, é necessário que os candidatos tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou que a concluam até a data de início das aulas do curso técnico.

Já no período noturno, é preciso que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio ou estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas. Nos módulos de aprendizado, estão temas como Microbiologia, Análises Bioquímicas e Imunológicas, Análises de Biologia Molecular e Produção de Insumos e Produtos Biotecnológicos. Os candidatos devem se inscrever até o dia 8 de dezembro pelo portal do Senai-SP.

A partir de 2022, a escola vai oferecer também as formações técnicas em Farmácia e Meio Ambiente. Para graduação, os cursos oferecidos serão: Biotecnologia e Farmácia. Já as pós-graduações vão ser nas áreas de Biotecnologia, Biologia Molecular e Farmácia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638102491

O autório da escola Senai “Celso Charuri” teve como patrono Milton Gava, que traz mais de 50 anos de dedicação ao Senai-SP. Atualmente, atua como assessor da diretoria regional do Senai-SP, presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Empregados do Senai de São Paulo e é responsável pelas parcerias do Senai-SP com o Pró-Vida