imagem google

Paulo Skaf participa de visita da presidente da República à 7ª Olimpíada do Conhecimento

Na ocasião, Dilma Rousseff assina memorando que oficializa a cidade de São Paulo como anfitriã da competição internacional WordSkills

Agência Indusnet Fiesp

A presidente da República, Dilma Rousseff, visitou a 7ª Olimpíada do Conhecimento Sesi e Senai na manhã desta quarta-feira (14/11), no Anhembi, em São Paulo.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660753824

Dilma Rousseff (presidente da República), Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo), Walter Vicioni (diretor regional do Senai-SP), Paulo Skaf (presidente Fiesp e Senai-SP) e Fernando Pimentel (ministro do MDIC). Foto: Junior Ruiz. Ao fundo, prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, e ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Ao chegar ao evento, por volta das 11h, a presidente foi recebida por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria de São Paulo (Senai-SP), que a acompanhou durante a visita às instalações da competição.

Durante a visita, a presidente assistiu a uma simulação de robôs no torneio de Robótica do Sesi e, também, à demonstração da área de construção civil da Olimpíada do Conhecimento em uma sala fechada que simula com projeção uma linha de produção.

Na ocasião, a presidente Dilma assinou um memorando para Competição Mundial de Formação Profissional Brasil 2015, no qual ratifica São Paulo como cidade sede da competição WorldSkills International. Em 2015, o Brasil receberá estudantes de nível técnico de mais de 50 países de todos os continentes para provas semelhantes às que acontecem agora.

Somos um país que precisa da nossa indústria”, disse a presidente durante a solenidade, acrescentando que o Brasil precisa dos empregos de qualidade que a indústria produz e, também, por aproveitar a ciência e gerar tecnologia. Segundo Dilma Rousseff, a indústria provoca efeitos muito positivos também em outros setores, como o de serviços e de agricultura. “Acredito que o conceito de indústria e de serviços devem se mesclar”, afirmou.

A presidente também ressaltou a importância da educação profissionalizante para o Brasil. Mencionou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) e se disse satisfeita com os resultados obtidos até agora com a parceria com o Sistema S, formado pelo Senai, Sesi e Senac, entre outras entidades.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1660753824

Gilberto Kassab, Paulo Skaf e Dilma Rousseff durante visita à 7ª Olímpiada do Conhecimento no Anhembi. Foto: Junior Ruiz

O evento contou com participação dos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Aloizio Mercadante (Educação),  Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República); dos governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Antonio Anastasia (Minas Gerais); do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab,  e do prefeito eleito Fernando Haddad; do presidente da WorldSkills International,  Simon Bartley; e do senador Armando Monteiro Neto (PE).

“Uma Olimpíada de conhecimento como essa é tudo o que o Brasil precisa”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin. O prefeito Gilberto Kassab complementou que “a presença da presidente Dilma valoriza muito o evento”.

Também estiveram presentes o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade, e o diretor geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi.

Olimpíada do Conhecimento

Ao menos 600 estudantes do ensino profissional de todo o país estão competindo em 52 modalidades. Somente o Senai-SP participa da competição com 84 alunos. Os vencedores da disputa, iniciada na segunda-feira (12/11) e que se encerra no domingo (18/11), estão automaticamente classificados para o WorldSkills – torneio internacional com estudantes de mais de 50 países que deve acontecer em 2013, na Alemanha.